Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9679
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_Fernando RobsonFerreiraRios.pdf646,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRiehl, Osmar-
dc.contributor.authorRios, Fernando Robson Ferreira-
dc.identifier.citationRIOS, Fernando Robson Ferreira. Jogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da escola municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BA. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA interação da criança é um processo de integração, e o espaço escolar pode ser aproveitado para oportunizar esta interação, sendo que, as aulas de Educação Física abrangem diversos campos do conhecimento, objetivando o resgate de valores morais e éticos, favorecendo a formação física, social, intelectual e afetiva dos alunos. O tema: “Jogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da Escola Municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BA”, foi escolhido com o objetivo de identificar as contribuições dos jogos cooperativos na interação dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental da referida escola. A pesquisa visa verificar as contribuições dos jogos cooperativos para o desenvolvimento geral dos alunos, e como este fator poderá influenciar para a interação dos mesmos, tornando assim importantes para a formação de valores e ferramentas que propiciam momentos de inteira vivência cooperativa e respeito aos limites próprios e dos outros. A referida pesquisa foi realizada através de uma metodologia de Estudo de Caso, com o propósito de obter informações de caráter qualiquantitativo e considerando que o foco dos jogos cooperativos dentro das aulas de Educação Física é essencial para a formação do caráter do individuo e também para o meio social em que os alunos estão inseridos. Foram realizadas observações pré e pós-intervenções, intervenções com a aplicação de quatro atividades relacionadas aos jogos cooperativos e o preenchimento de uma ficha por parte do avaliador, a fim de se verificar se haviam mudanças de atitudes entre os sexos, neste sentido, foram comparados os dados pré-intervenção com os pós-intervenções. A pesquisa possibilitou identificar a importância dos jogos cooperativos no contexto escolar como conteúdos socializador, no qual venha a desenvolver valores como cooperação, respeito, socialização, inclusão, solidariedade, entre outros, visto que, os jogos cooperativos durante as aulas de Educação Física servem de instrumento de aprendizagem, no qual valoriza a diversidade dos alunos e o trabalho em equipe, possibilitando um processo de aprendizagem, onde os alunos aprendem, ensinam e experimentam, permitindo que os mesmos superem desafios e compartilhem seus sucessos e seus fracassos, propiciando autoconfiança e valorizando o processo de ensino aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordJogos cooperativosen
dc.titleJogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da escola municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-12T13:06:01Z-
dc.date.available2015-02-12T13:06:01Z-
dc.date.issued2015-02-12T13:06:01Z-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9679-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons