Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Riehl, Osmar | - |
dc.contributor.author | Rios, Fernando Robson Ferreira | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Fernando Robson Ferreira. Jogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da escola municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BA. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | A interação da criança é um processo de integração, e o espaço escolar pode ser aproveitado para oportunizar esta interação, sendo que, as aulas de Educação Física abrangem diversos campos do conhecimento, objetivando o resgate de valores morais e éticos, favorecendo a formação física, social, intelectual e afetiva dos alunos. O tema: “Jogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da Escola Municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BA”, foi escolhido com o objetivo de identificar as contribuições dos jogos cooperativos na interação dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental da referida escola. A pesquisa visa verificar as contribuições dos jogos cooperativos para o desenvolvimento geral dos alunos, e como este fator poderá influenciar para a interação dos mesmos, tornando assim importantes para a formação de valores e ferramentas que propiciam momentos de inteira vivência cooperativa e respeito aos limites próprios e dos outros. A referida pesquisa foi realizada através de uma metodologia de Estudo de Caso, com o propósito de obter informações de caráter qualiquantitativo e considerando que o foco dos jogos cooperativos dentro das aulas de Educação Física é essencial para a formação do caráter do individuo e também para o meio social em que os alunos estão inseridos. Foram realizadas observações pré e pós-intervenções, intervenções com a aplicação de quatro atividades relacionadas aos jogos cooperativos e o preenchimento de uma ficha por parte do avaliador, a fim de se verificar se haviam mudanças de atitudes entre os sexos, neste sentido, foram comparados os dados pré-intervenção com os pós-intervenções. A pesquisa possibilitou identificar a importância dos jogos cooperativos no contexto escolar como conteúdos socializador, no qual venha a desenvolver valores como cooperação, respeito, socialização, inclusão, solidariedade, entre outros, visto que, os jogos cooperativos durante as aulas de Educação Física servem de instrumento de aprendizagem, no qual valoriza a diversidade dos alunos e o trabalho em equipe, possibilitando um processo de aprendizagem, onde os alunos aprendem, ensinam e experimentam, permitindo que os mesmos superem desafios e compartilhem seus sucessos e seus fracassos, propiciando autoconfiança e valorizando o processo de ensino aprendizagem. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | en |
dc.subject.keyword | Jogos cooperativos | en |
dc.title | Jogos cooperativos e a interação das crianças do 5º ano da escola municipal Aloysio Cedraz do Distrito do França-BA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-02-12T13:06:01Z | - |
dc.date.available | 2015-02-12T13:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-12T13:06:01Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9679 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|