Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaHelenaDaSilvaSantos.pdf226,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura dramática como instrumento de acessibilidade ao teatro para pessoas com deficiência visual
Autor(es): Santos, Maria Helena da Silva
Orientador(es): Ponte, Vanessa Paula da
Assunto: Teatro
Deficientes visuais
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: SANTOS, Maria Helena da Silva. A leitura dramática como instrumento de acessibilidade ao teatro para pessoas com deficiência visual. 2014. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Ipatinga–MG, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de interpretação fruto de observação, análise e escrita das narrativas de pessoas com deficiência visual acerca de suas experiências de recepção, participação, reações e sensações em um processo de vivência com leituras dramáticas. Esta pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica foi realizada na Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (ADEVIPA), em Ipatinga, Minas Gerais e aponta que as experiências com as leituras dramáticas podem contribuir com a acessibilidade de pessoas com deficiência visual ao teatro, à educação pelas artes e para reflexões sobre seus próprios direitos. Ela possibilita refletir sobre o entendimento desses sujeitos em profundidade, observando atentamente a visão da sociedade sobre os mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons