Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9669
Título: | O legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I de escola pública em Umbuzeiro/Mundo Novo-BA |
Autor(es): | Souza, Delson Cerqueira de |
Orientador(es): | Riehl, Osmar |
Assunto: | Jogos cooperativos Educação física (Ensino fundamental) Esportes - aspectos sociológicos |
Data de apresentação: | 2-Dez-2014 |
Data de publicação: | 11-Fev-2015 |
Referência: | SOUZA, Delson Cerqueira de. O legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I de escola pública em Umbuzeiro/Mundo Novo-BA. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014. |
Resumo: | Os jogos cooperativos foram organizados de maneira a atenderem à necessidade de promoção de habilidades interpessoais e de autoestima, possuindo uma estrutura que favorece o jogo com o outro e não contra o outro. Os jogos cooperativos como meio socializador são propostas inerentes para o desenvolvimento humano e social, partindo desses princípios o presente estudo tem por objetivo identificar o legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I em escola pública de Umbuzeiro/Mundo Novo-BA, uma vez que esses alunos não têm aulas de Educação Física e suas atividades recreativas são voltadas para o lado competitivo. A amostra foi composta por 14 alunos, de ambos os sexos devidamente matriculados no 5º ano do ensino Fundamental I da Escola Municipal Elpídio Lopes Guimarães, no Povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo-BA., foi realizada uma pesquisa experimental utilizando-se os jogos competitivos e os jogos cooperativos, os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, discutidos e confrontados com o referencial teórico através de um questionário aplicado com quatro questões fechadas e uma aberta. Foram aplicadas diversas atividades competitivas e cooperativas em seguida a aplicabilidade do questionário. Os resultados obtidos no trabalho diante da pesquisa foi que os alunos apesar de não estarem acostumados com o tipo de jogo cooperativo conseguiram assimilar as propostas e os reais objetivos diante de valores e atitudes incutidos nos mesmos, bem como uma aprendizagem significativa a ser empregada dentro e fora do ambiente escolar em meio ao seu cotidiano e na sua jornada de vida. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons