Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DelsonCerqueiraDeSouza.pdf356,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I de escola pública em Umbuzeiro/Mundo Novo-BA
Autor(es): Souza, Delson Cerqueira de
Orientador(es): Riehl, Osmar
Assunto: Jogos cooperativos
Educação física (Ensino fundamental)
Esportes - aspectos sociológicos
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 11-Fev-2015
Referência: SOUZA, Delson Cerqueira de. O legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I de escola pública em Umbuzeiro/Mundo Novo-BA. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Os jogos cooperativos foram organizados de maneira a atenderem à necessidade de promoção de habilidades interpessoais e de autoestima, possuindo uma estrutura que favorece o jogo com o outro e não contra o outro. Os jogos cooperativos como meio socializador são propostas inerentes para o desenvolvimento humano e social, partindo desses princípios o presente estudo tem por objetivo identificar o legado dos jogos cooperativos como meio socializador nos alunos do 5º ano do ensino fundamental I em escola pública de Umbuzeiro/Mundo Novo-BA, uma vez que esses alunos não têm aulas de Educação Física e suas atividades recreativas são voltadas para o lado competitivo. A amostra foi composta por 14 alunos, de ambos os sexos devidamente matriculados no 5º ano do ensino Fundamental I da Escola Municipal Elpídio Lopes Guimarães, no Povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo-BA., foi realizada uma pesquisa experimental utilizando-se os jogos competitivos e os jogos cooperativos, os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, discutidos e confrontados com o referencial teórico através de um questionário aplicado com quatro questões fechadas e uma aberta. Foram aplicadas diversas atividades competitivas e cooperativas em seguida a aplicabilidade do questionário. Os resultados obtidos no trabalho diante da pesquisa foi que os alunos apesar de não estarem acostumados com o tipo de jogo cooperativo conseguiram assimilar as propostas e os reais objetivos diante de valores e atitudes incutidos nos mesmos, bem como uma aprendizagem significativa a ser empregada dentro e fora do ambiente escolar em meio ao seu cotidiano e na sua jornada de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons