Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaReginaKill.pdf965,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e pobreza : análise das condicionalidades do Programa Bolsa Família no Centro de Ensino Médio Elefante Branco - DF
Autor(es): Kill, Mariana Regina
Orientador(es): Santos, Carolina Cassia Batista
Assunto: Educação
Evasão escolar
Pobreza
Programa Bolsa Família
Data de apresentação: 22-Set-2014
Data de publicação: 11-Fev-2015
Referência: KILL, Mariana Regina. Educação e pobreza: análise das condicionalidades do Programa Bolsa Família no Centro de Ensino Médio Elefante Branco - DF. 2014. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho faz um estudo de caso sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) relacionadas à educação, no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), no DF, nos anos de 2013 e 2014. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a análise documental e a coleta de dados de fontes secundárias. Na primeira parte do trabalho abordamos o conceito de pobreza, sua contextualização no Brasil e no DF, bem como a descrição do Programa Bolsa Família (PBF), com seus objetivos, suas condições e suas características. Em seguida, tratamos o histórico da conquista do direito à educação formal no Brasil, sua implementação no DF e também a oferta do ensino médio e superior. A articulação entre as variáveis educação e PBF tem espaço nesse segundo momento. A partir da análise dos dados coletados foi possível realizar comparações entre eles, apresentadas no último capítulo do estudo. As informações obtidas permitiram identificar o índice de evasão escolar dos alunos matriculados no CEMEB e da idade em que esse índice é maior. Como resultado do estudo temos que o modo como estão articulas as condicionalidades da educação – percentual de frequência mínima exigida – não garante às famílias o rompimento da intergeracionalização da pobreza. Para que seja possível superar a pobreza com ênfase na educação seria necessário uma reformulação das atuais condicionalidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons