Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Riehl, Osmar | - |
dc.contributor.author | Silva, José Adailton da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Adailton da. A prática de voleibol na escola: investigação sobre a relação ensino aprendizagem das habilidades básicas do voleibol. 2014. 54 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | Introdução: É preciso ter em mente, que o papel da escola e do professor é criar ambiente acolhedor e projetar situações diferenciadas aos alunos, para que eles possam explorar e desenvolver suas potencialidades corporais, o que lhe será fundamental para um melhor entendimento de suas dimensões afetivas, sociais e cognitivas, facilitando assim sua efetiva participação nos jogos principalmente aqueles que acontecem em equipes. Para que maiores benefícios para a saúde possam ocorrer, é preciso que se aumente dentro da normalidade a quantidade de atividades físicas realizadas. Faz-se saber que o vôlei, por ser um jogo de equipe, contribui significativamente para um aumento do convívio social, o que é de suma importância para a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Objetivos: Avaliar o desempenho técnico das crianças praticantes de voleibol da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de Carvalho em Caiçara (PB), como também identificar a relação existente entre o ensino-aprendizagem das habilidades básicas do voleibol, verificar como tem sido realizado o processo de ensino-aprendizagem-treinamento em uma equipe de voleibol e compreender se esse processo favorece o desenvolvimento do conhecimento tático dos jogadores. Análise dos Dados: O voleibol quando é trabalhado de forma a ensinar, deve trazer em seu conteúdo elementos que permitam entender suas habilidades básicas, cabendo ao professor estar informado disso. É preciso compreender que a educação física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias. Nesse entendimento juntamente com os demais componentes curriculares, deve propiciar a construção de uma formação que possibilite o exercício da cidadania. Relacionando a cidadania aos direitos, deveres e atitudes referentes aos cidadãos, almejando uma melhora de vida coletiva na sociedade à qual pertencem. Conclusão: O voleibol é sem dúvida um dos esportes que mais evoluiu, ou melhor, o que mais sofreu alterações em suas regras e sua estrutura, o que lhe torna um esporte altamente interessante. Assim, o profissional de educação física deve no caso de conteúdo esportivo e mais especificamente do voleibol, atender a expectativa de curiosidade, que é a habilidade mais aguçada durante a infância e adolescência, tornando o processo de aprendizagem prazerosa e motivadora, levando o aluno a inserir-se voluntariamente na atividade e assim não ausentar-se das aulas de Educação Física escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | en |
dc.subject.keyword | Voleibol para crianças | en |
dc.title | A prática de voleibol na escola : investigação sobre a relação ensino aprendizagem das habilidades básicas do voleibol | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-02-10T11:41:51Z | - |
dc.date.available | 2015-02-10T11:41:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-10T11:41:51Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9658 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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