Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JarbasFabianoSouzaLira.pdf920,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do nível de aptidão física relacionada à qualidade de vida e trabalho de policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Lira, Jarbas Fabiano Souza
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Polícia Militar
Aptidão física
Qualidade de vida
Polícia Militar - Paraíba
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 10-Fev-2015
Referência: LIRA, Jarbas Fabiano Souza. Análise do nível de aptidão física relacionada à qualidade de vida e trabalho de policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2014.
Resumo: É imprescindível que o policial militar resguarde sua saúde para desenvolver sua função de proteção a sociedade. Desta forma tem-se como objetivo analisar o nível de AFRS de policiais militares do gênero masculino, na faixa etária de 25 a 44 anos, integrantes do 4º BPM. Para tanto foi feito um estudo transversal e uma pesquisa experimental. A amostra foi composta por 30 policiais militares. Para a coleta de dados realizou-se os seguintes testes: resistência muscular localizada abdominal (nº de rep. em 1 min.), flexibilidade (cm) e resistência cardiorrespiratório (maior distância em 12 min.). Os dados foram tratados de modo descritivo, através da média aritmética, desvio padrão, porcentagem e representação numérica realizada por gráficos. Foi visto que a idade média dos participantes ficou em 31,93 valor semelhante a outras pesquisas com agentes de segurança pública. Quanto ao teste de flexibilidade, o grupo apresentou valor médio de 31,80 classificado como regular e apenas 23% apresentou índices abaixo da média. No teste de resistência abdominal o valor médio foi 31,86, rotulado como acima da média, ficando apenas 17% com resultados insatisfatórios. Sobre o teste de resistência cardiorrespiratório verificou-se um valor médio de 1971,23 m, classificado como regular, além disso 74% foram classificados como regular ou bom e 26% foram avaliados como insatisfatório. Numa visão geral identifica-se que o grupo obteve índice majoritariamente satisfatório, mas existe uma disparidade relevante nos resultados individuais, sendo assim torna-se necessário a pratica regular de atividades, para o bom desempenho de suas funções e uma melhor qualidade de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons