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dc.contributor.advisorSantos, Luiz Cezar dos-
dc.contributor.authorPereira, Patrícia José-
dc.identifier.citationPEREIRA, Patrícia José. O bullying nas aulas de educação física e o papel do professor de educação física. 2014. 39 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar como se manifesta o bullying nas aulas de Educação Física nas escolas estaduais da zona urbana de Buritis - MG. O estudo envolveu uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de um questionário fechado aplicado nas três escolas estaduais (públicas) da cidade de Buritis (MG): (1) a Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado; (2) a Escola Estadual José Gomes Pimentel; e (3) a Escola Estadual Anália Carneiro dos Santos. Foram avaliados 81 alunos do ensino fundamental II e 3 professores de Educação Física. Devido à grande incidência de atitudes de bullying nessa faixa etária, foi utilizado o questionário fechado, com o objetivo de verificar como o bullying se manifesta nessas escolas durante as aulas de educação física. Nesse sentido, os dados obtidos mostram que todos os professores sabem o que é o bullying e quais são suas consequências para os alunos. Verificou-se ainda que os professores estão priorizando atividades pautadas no respeito mútuo, amizade, dentre outros. Os resultados mostraram também que 100% dos alunos sabem da existência do fenômeno “bullying”, já praticaram e utiliza o bullying verbal como a mais comum manifestação dentro da escola. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research aims to investigate how it manifests bullying in physical education classes in state schools in the urban zone of Buritis - MG. The research was qualitative research exploratory, applied to such a closed questionnaire in three state schools (public) City Buritis (MG), which are the State School Argemiro Antonio do Prado, State School José Pimentel and State School Anália Carneiro dos Santos, with 81 elementary school students II and 3 physical education teachers. Due to the high incidence of bullying attitudes in this age group, the closed questionnaire was used in order to check how bullying is manifested in these schools during physical education classes. In this sense, the data obtained showed that all the teachers who participated in the survey know what bullying is and what are its consequences for students and within this context, they are prioritizing guided activities on mutual respect, friendship, among others. The data also found that 100% of respondents to the questions know what bullying is, as practiced and verbal bullying is what most occur in the three schools mentioned here.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordBullyingen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.titleO bullying nas aulas de educação física e o papel do professor de educação físicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-09T13:13:25Z-
dc.date.available2015-02-09T13:13:25Z-
dc.date.issued2015-02-09T13:13:25Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9646-
dc.language.isoPortuguêsen
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