Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JeovaAlvesDaSIlva.pdf594,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do professor de educação física na prevenção ao uso de drogas pelos alunos do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Jeová Alves da
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Drogas - abuso - prevenção
Juventude - uso de drogas
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 9-Fev-2015
Referência: SILVA, Jeová Alves da. O papel do professor de educação física na prevenção ao uso de drogas pelos alunos do ensino fundamental. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: É evidente que uso indevido de drogas aumentou em um ritmo acelerado e vêm ocupando cada vez mais espaço entre os escolares; diante desse problema social a escola torna-se o mais importante instrumento de prevenção ao uso indevido de drogas. Onde o professor ocupa o lugar de agente mais indicado, depois da família, para desenvolver este o trabalho de prevenção, haja vista estar diuturnamente próximo dos alunos durante muitos anos de suas vidas, suprindo a ausência da família quando estão longe das suas responsabilidades. O professor tem a responsabilidade que vai muito além de ensinar a teoria, os conteúdos aprendidos na escola devem ser inter-relacionados com o cotidiano dos alunos. Portanto, o presente estudo, através da pesquisa qualitativa teve como foco saber quais metodologias utilizadas pelos professores de educação física do ensino fundamental das escolas públicas de Buritis-mg, voltadas para prevenção ao uso de drogas por seus alunos. Da mesma forma que os professores pesquisados manifestaram-se positivamente com relação à aplicação das metodologias preventivas ao uso de drogas, por outro lado ficou evidente que fatores como: má qualificação, desconhecimento do assunto e falta de iniciativa interferem nas suas ações preventivas, permitindo concluir que eles devem se qualificar e inteirar sobre as questões de uso de drogas, pois, a escola através do professor é o principal instrumento da prática preventiva, percebe que está havendo falhas por parte desses profissionais que estão omitindo diante de um problema social que precisa ao menos ser atenuando através da educação e por meio de um trabalho mais eficiente e contínuo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons