Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SilvaniaNascimentoLino.pdf923,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro como procedimento metodológico para o ensino da literatura de cordel na Escola Francisca Barros de Oliveira
Autor(es): Lino, Silvania Nascimento
Orientador(es): Freitas, Cilene Rodrigues Carneiro
Assunto: Teatro - literatura de cordel
Literatura de cordel - teatro
Teatro - ensino
Teatro escolar
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 9-Fev-2015
Referência: LINO, Silvania Nascimento. O teatro como procedimento metodológico para o ensino da literatura de cordel na Escola Francisca Barros de Oliveira. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2014.
Resumo: O presente documento tem por finalidade apresentar o processo investigativo de uma oficina de literatura de cordel tendo o teatro como recurso metodológico, realizada na Escola de Ensino Fundamental e Municipal Francisca Barros de Oliveira, na Cidade de Cruzeiro do Sul- Acre. O objetivo geral é reconhecer a importância da literatura de cordel no processo de ensino-aprendizagem, dialogando com o teatro. Tem como estratégia metodológica, além da revisão da bibliografia, uma pesquisa de abordagem qualitativa. A investigação foi fundamentada na pesquisa de campo, por meio da observação participante e da coleta de dados do funcionamento geral da escola. A atividade foi desenvolvida com 10 turmas multiseriadas, constituídas de 15 alunos cada, do 1º ao 5° ano, na faixa etária de 6 a 12 anos. A proposta pedagógica foi fundamentada nos jogos teatrais de Viola Spolin (1940), traduzidos no Livro Improvisação para o teatro, de Ingrid Koudella 1998. Utilizando a literatura de cordel, e ao mesmo tempo ressaltando a importância dessa literatura como forma de incentivo as crianças a adentrar no mundo da leitura, de uma forma motivadora e porque não dizer dinâmica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons