Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ShirleyDeOliveira.pdf907,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um bailado da cultura popular : estudo sobre a dança de caboclinho região Governador Valadares
Autor(es): Oliveira, Shirley de
Orientador(es): Ponte, Vanessa Paula da
Assunto: Cultura popular - Governador Valadares (MG)
Danças folclóricas
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 6-Fev-2015
Referência: OLIVEIRA, Shirley de. Um bailado da cultura popular: estudo sobre a dança de caboclinho região Governador Valadares. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Governador Valadares–MG , 2014.
Resumo: As danças que fazem parte do repertório da cultura popular agregam movimentos corporais, expressões faciais, passos, canções, figurinos, memórias, histórias e ensinamentos que são passados de geração em geração para contar e recontar episódios ocorridos em determinadas datas. Numa perspectiva dialógica, fundamentada em uma pesquisa etnográfica, este trabalho propõe oferecer uma interpretação das vivências de pessoas moradoras no Distrito de Penha do Cassiano, região da cidade de Governador Valadares, interior do estado de Minas Gerais, na prática da dança caboclinho realizada nessa zona rural e adjacências. A pesquisa aponta como o Grupo Dança de Caboclinho do Distrito de Penha do Cassiano é atuante, realizando diversas apresentações nas zonas urbanas e zona rural de Governador Valadares, apesar da carência de investimento dos órgãos públicos. As vivências do grupo constituem importante acervo da memória cultural local e representa nas vidas de seus praticantes uma ponte para sociabilidades, um contato permanente com a arte e uma fonte de vitalidade para seus praticantes. Tenciono também refletir acerca da teatralidade expressa nos bailados dos participantes. Focar também nas relações entre brincantes e teatralidade, a dança e música.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons