Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AndreFranciscoSontakDeMorais.pdf578,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Do jogo ao texto : análise de uma criação dramatúrgica em processo colaborativo com alunos de teatro do Ponto Cenpro Faces de Cultura, em Primavera do Leste – MT
Autor(es): Morais, André Francisco Sontak de
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Teatro - dramaturgia
Teatro de grupo - Ponto Cenpro Faces de Cultura
Jogos teatrais
Linguagem teatral
Data de apresentação: 29-Nov-2014
Data de publicação: 6-Fev-2015
Referência: MORAIS, André Francisco Sontak de. Do jogo ao texto: análise de uma criação dramatúrgica em processo colaborativo com alunos de teatro do Ponto Cenpro Faces de Cultura, em Primavera do Leste – MT. 2014. 44 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Primavera do Leste–MT, 2014.
Resumo: Estudo do processo artístico de criação de uma dramaturgia por meio do coletivo criador, na cidade de Primavera do Leste - MT pelo Ponto CENPRO Faces de Cultura. Guiado pelos princípios do trabalho do ator do grupo teatral português O Bando e tendo como ferramenta de criação o jogo teatral de improvisação de Viola Spolin, baseado na organização de ONDE (ambiente), QUEM (personagem) e O QUE (ação), tendo como estímulo de criação situações cotidianas e extra cotidianas dos agentes criadores. São analisados: o processo artístico e os agentes inseridos, jovens de 13 a 15 anos, como indivíduos em pleno exercício da prática educacional através da linguagem teatral. Discuti a recepção da linguagem artística teatral por parte dos alunos envolvidos e investiga o caminho inverso, a inserção do cotidiano dos alunos dentro da linguagem teatral.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons