Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarceloAzevedoVilhena.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de uma metodologia de implementação de um sistema de gestão da qualidade em organizações de bens/serviços
Autor(es): Vilhena, Marcelo Azevedo
Orientador(es): Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto: Organizações de bens e serviços – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Gestão da qualidade total
Gestão estratégica
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: VILHENA, Marcelo Azevedo. Proposta de uma metodologia de implementação de um sistema de gestão da qualidade em organizações de bens/serviços. 2014. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de modelo conceitual para implementação de um sistema de gestão da qualidade em organizações de bens e serviços de qualquer porte e fornece uma ferramenta para diagnóstico organizacional e classificação em função das eras da gestão da qualidade e diretrizes necessárias para a organização que deseja evoluir nesse aspecto. A apresentação da proposta em si é precedida por uma revisão bibliográfica contendo uma discussão sobre os conceitos mencionados acima de forma a alinhar o leitor com o que será abordado de cada ferramenta de gestão. Posteriormente é introduzida a ferramenta de diagnóstico organizacional e as etapas que compõem esse diagnóstico, gerando assim o produto final do trabalho que consiste em um modelo consistente para auxílio na implementação de um sistema de gestão da qualidade em organizações de bens e serviços tomando como base a ferramenta de diagnóstico organizacional. O projeto de pesquisa será finalizado com algumas considerações finais sobre os benefícios potenciais da aplicação do modelo e utilização da ferramenta de diagnóstico bem como as orientações para o processo de melhoria contínua organizacional.
Abstract: This present paper proposes a conceptual model for implementing a quality management system in manufacturing and services organizations of all sizes, and supplies a tool that contributes to the organizational diagnosis and qualify in terms of the ages of quality management and gives all the necessary guidelines to implement the system to organizations that desires to improve in that context. The presentation of the proposal itself is preceded by a literature review containing a discussion of the above-mentioned concepts in order to align the reader with what will be covered by each management tool. Then the diagnosis tool will be introduced generating the final output of the project that consists in a consistent model to aid in the implementation of a quality management system in products and services organizations using the organizational diagnosis tool. The research project will be concluded with some final considerations about the potential benefits of applying the model in question and use of the diagnosis tool to achieve a continuous process of organizational improvement.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons