Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9582
Título: | Educação do corpo em ambientes online : estudo com discentes do curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância |
Autor(es): | Minoda, Ana Carolina Sacardo |
Orientador(es): | Bex, Luciana Hagstrom |
Assunto: | Educação física Educação à distância |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 4-Fev-2015 |
Referência: | MINODA, Ana Carolina Sacardo. Educação do corpo em ambientes online: estudo com discentes do curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2014. |
Resumo: | O corpo tem sido historicamente relegado a segundo plano na sala de aula, embora a educação englobe corpo e mente. A corporeidade é um tema educacional de grande abordagem e que vem despertando o interesse de educadores e pesquisadores da área de Educação Física. Assim, este estudo objetiva compreender a visão dos estudantes de Licenciatura em Educação Física (EdF) a distância sobre a educação do corpo em um ambiente online de aprendizagem. Trinta e três alunos do 8o semestre de EaD da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB) participaram desse trabalho respondendo um questionário sobre o assunto. Os resultados mostraram que a maioria considera que a educação do corpo é um conteúdo importante para a formação do profissional de Educação física e que ela ocorre de maneira satisfatória na EaD. Os alunos ressaltaram ainda a importância dos encontros presenciais na EaD e que estes colaboram para a educação do corpo dos discentes. Essa discussão merece ser ampliada com a realização de mais estudos sobre o tema. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The body has historically been relegated to the background in the classroom, while education encompasses body and mind. The embodiment is an educational topic of great approach and that has aroused the interest of educators and researchers in the field of physical education. Thus, this study aims to understand the vision of students of Degree in Physical Education (EdF) the distance on body education in an online learning environment. Thirty-three students of the 8th semester of Distance Education of the Open University of Brazil / University of Brasilia (UAB / UNB) participated in this work by answering a questionnaire on the subject. The results showed that the majority considers that the body education is an important content for the professional training of physical education and it occurs satisfactorily in DE. Students also stressed the importance of in-person meetings in DE and they collaborate for the education of the body of students. This discussion deserves to be expanded with more studies on the subject. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons