Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaSuligoAraujo.pdf564,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios do exercício físico na terceira idade
Autor(es): Araújo, Vanessa Suligo
Orientador(es): Molina, Guilherme Eckhardt
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Idosos - saúde
Qualidade de vida
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: ARAÚJO, Vanessa Suligo. Benefícios do exercício físico na terceira idade. 2014. 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo os benefícios do exercício físico na terceira idade. O problema de pesquisa investigado foi: Diagnosticar quais os benefícios físicos decorrentes da prática regular do exercício físico na Terceira Idade, na percepção dos praticantes. Para responder tal questão foi investigado os seguintes objetivos específicos: verificar se a prática de exercício físico melhora a força; verificar se a prática de exercício físico melhora o equilíbrio; verificar se a prática de exercício físico reduz dores. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionadas aos vários benefícios evidenciados para a prática do exercício físico na terceira idade. O levantamento de dados envolveu diferentes instrumentos de coleta de dados, sendo, observação, questionário e uma entrevista individua. Buscou-se nos questionários observar a participação dos alunos nas aulas, no questionário e entrevista, buscou-se analisar a percepção dos praticantes a respeito destes benefícios desta prática em suas vidas. Com o término da investigação foi possível constatar que a prática de exercício físico trouxe vários benefícios para estes idosos, incluindo melhora da foça, equilíbrio, capacidade funcional para executar tarefas do dia a dia, redução de dores, bem como, benefícios sociais e psicológicos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons