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https://bdm.unb.br/handle/10483/9567
Título: | Análise estrutural para vida à fadiga de um chassi tipo minibaja |
Autor(es): | Sobral, Rafael dos Santos |
Orientador(es): | Malcher, Lucival |
Assunto: | Automóveis - chassi |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 3-Fev-2015 |
Referência: | SOBRAL, Rafael dos Santos. Análise estrutural para vida à fadiga de um chassi tipo minibaja. 2014. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A proposta deste trabalho é a realização de uma análise referente a vida à fadiga de um chassi tipo minibaja construído pela equipe formada por alunos da Universidade de Brasília e utilizado em competições promovidas pela SAE. O objetivo é que a integridade estrutural do chassi seja garantida durante toda a sua vida útil. Foi realizada uma revisão dos conceitos de fadiga e dos principais modelos de determinação de vida à fadiga sob as abordagens de vida sob tensão S-N e vida sob deformação ε-N. Em seguida foram investigados os principais parâmetros que podem influenciar no limite de fadiga sob as condições esperadas durante a utilização do veículo. Foram estudados ainda métodos para a avaliação de estruturas sob carregamentos de amplitude variável: o método Rainflow para contagem de ciclos e a regra de Palmgren-Miner para acúmulo de dano. Os requisitos de resistência do chassi foram levantados a partir da análise do regulamento que rege as competições BAJA SAE Brasil. Uma metodologia para a análise da vida à fadiga foi proposta e foi criada uma rotina em linguagem Pascal para calcular o dano em uma estrutura em decorrência de um histórico de carregamentos completamente aleatório. Por fim o programa foi testado em três históricos obtidos da literatura, onde foram obtidos resultados satisfatórios, demonstrando a capacidade de aplicação da metodologia proposta. |
Abstract: | The goal of this project is to perform an analysis relative to the fatigue life of a minibaja chassis built by a team of students of Universidade de Brasília and used in SAE competitions. The main goal is to ensure that the integrity of the structure is maintained throughout its lifespan. A literature review of the fatigue concepts and models to predict fatigue life using stress-life and strain-life methods. Then, the main factors that can modify the fatigue strength under the expected conditions of the vehicle operation were investigated. Methods to evaluate fatigue life under a variable amplitude loading case were studied: the Rainflow method for cycle counting and the Palmgren-Miner rule to calculate the degree of cumulative damage. The requirements elicitation was made through the study of the BAJA SAE Brasil competition rules. A proposition for a methodology of fatigue life analysis was made and a routine in Pascal language was written to calculate the damage caused by a completely random loading history in a structure. Then, the routine was tested in three different loading histories taken from the literature, which results were considered satisfactory and the capability of the application of the methodology was shown. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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