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dc.contributor.advisorRiehl, Osmar-
dc.contributor.authorSilva, Rozemeire Pinheiro da-
dc.identifier.citationSILVA, Rozemeire Pinheiro da. Jogos cooperativos como estratégia de redução da violência nas aulas de educação física: um estudo de caso em Barra do Bugres - MT. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA violência é um ato que se expressa diferentemente em cada sociedade, de diversas formas e que cada uma elabora uma moralidade para justificá-la. Nas aulas de educação física que a violência pode ocorrer, uma vez que suas aulas normalmente ocorrem nos pátios abertos, em espaços mais vulneráveis a algum tipo de violência. Para isso, apresentamos os jogos, e especificamente os jogos cooperativos, que tem como objetivo minimizar as ações competitivas na escola. O estudo foi desenvolvido com 30 alunos, sendo 15 meninos e 15 meninas, com uma média de idade de 12,5 anos, da Escola Estadual João de Campos Borges, no município de Barra do Bugres, Mato Grosso, com alunos do 6º do Ensino fundamental. Em específico o jogo cooperativo é usado para integrar as pessoas, estimular a confiança em si mesmo e nas outras pessoas que participam das atividades. Os jogos cooperativos na escola ajudam os alunos a resolverem situações problemas e harmonizar conflitos entre eles, proporcionando, alegria, união, participação, interação e a colaboração de todos, e isso diminuirá a aqueles alunos que não são tão esportistas, ou mais fracos que tem pouca aptidão para o esporte. Os jogos cooperativos têm servido como um caminho para a promoção de valores e atitudes humanas que propiciam o bem-estar pessoal e coletivo, pois é capaz de aprender e articular essas ações. Os jogos cooperativos são importantes para contribuir no desenvolvimento do sentido de pertencer a um grupo, para a formação de pessoas conscientes de sua responsabilidade social, pois trabalham respeito, fraternidade e solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória. Pode-se verificar que grandes partes dos alunos ofendem verbalmente outros alunos durante as aulas de educação física, de acordo com a análise levantada junto ao professor isso se dá pela questão da cultura dos alunos, grandes partes dos alunos vivem em um lugar rodeado de problemas sociais e as ofensas verbais como xingamentos parecem normais para eles e isso é refletido dentro da escola, uma vez que grande parte dos alunos já viram alunos ofendendo outro nas aulas de educação física. O dado mais importante no estudo foi que 80% dos alunos gostaram de participar da aula de jogos cooperativo, e puderam perceber que durante essa prática os xingamentos diminuíram. Os resultados apresentados no trabalho foram conclusivos para descrever que a inserção do jogo cooperativo diminui os problemas relacionados às agressões verbais especificamente os xingamentos durante as aulas. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractViolence is an act that is expressed differently in each society in many ways and that each produces a morality to justify it. In physical education classes that violence can occur, since their classes typically occur in open courtyards, the most vulnerable to some kind of violence spaces. For this, we present the games, and cooperative games specifically, which aims to minimize the competitive actions in school. The study was conducted with 30 students, 15 boys and 15 girls with a mean age of 12.5 years, the State School John Campos Borges in the municipality of Barra do Bugres, Mato Grosso, with students from 6th of Teaching fundamental. In particular the cooperative game is used to integrate people, foster confidence in yourself and in other people who participate in activities. Cooperative games in school help students solve problems and situations harmonize conflicts between them, giving, joy, unity, participation, interaction and collaboration for everyone, and it will decrease those students who are not as athletes, or who have weaker little aptitude for the sport. Cooperative games have served as a way for the promotion of human values and attitudes that promote personal well-being and collective, it is able to learn and articulate these actions. Cooperative games are important to contribute to the development of the sense of belonging to a group, to train people aware of its social responsibility, respect for work, fraternity and solidarity in a playful and highly compensatory manner. Can be seen that large parts of the students verbally offend other students during physical education classes, according to analysis by the teacher raised this question is given by the culture of students, large sections of students live in a place surrounded by problems social and verbal abuse such as name calling seem normal to them and this is reflected within the school, since many of the students have seen offending other students in physical education classes. The most important finding in the study was that 80% of students enjoyed participating in the class of cooperative games, and could see that this practice during the swearing decreased. The results presented in the study were conclusive to describe the inclusion of cooperative play diminishes problems related to verbal assaults specifically cursing during class.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação físicaen
dc.subject.keywordJogos cooperativosen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.titleJogos cooperativos como estratégia de redução da violência nas aulas de educação física : um estudo de caso em Barra do Bugres - MTen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-03T14:45:18Z-
dc.date.available2015-02-03T14:45:18Z-
dc.date.issued2015-02-03T14:45:18Z-
dc.date.submitted2014-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9564-
dc.language.isoPortuguêsen
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