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Título: Gênero e educação física : um relato sobre as práticas corporais entre meninos e meninas em uma escola municipal da cidade de Tangara da Serra – MT
Autor(es): Silva, Ozéias Pinheiro da
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Estudantes
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 3-Fev-2015
Referência: SILVA, Ozéias Pinheiro da. Gênero e educação física: um relato sobre as práticas corporais entre meninos e meninas em uma escola municipal da cidade de Tangara da Serra – MT. 2014. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: Atualmente, vivemos em uma sociedade marcada por exclusões, dentre as quais destaca-se a questão de gênero. Nas aulas de educação física, presenciamos essa divisão de forma nítida, prática da separação de meninos e meninas na escola. Nesse trabalho foram realizadas observações de 8 aulas de educação física além da aplicação da entrevista com os professores de educação física dos 6º anos A e B de uma escola municipal de Tangará da Serra - MT para Analisar a prática pedagógica do professor de educação física no que se refere à questão de gênero nas aulas, relatando as metodologias utilizadas pelo professor para trabalhar a questão de gênero nas aulas; apresentar a visão do professor sobre as práticas corporais mistas nas aulas de educação física e Descrever como acontece a relação entre meninos e meninas durante as aulas de educação física. Utilizou-se de dados primários e secundários, sendo um estudo de caso. Contudo, considera-se que as aulas mistas de educação física são necessárias, porém esta questão tem que ser bem trabalhada com os alunos, auxiliando os mesmo a respeitar este convívio e as limitações devido a diferença de sexo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
Currently, we live in a society marked by exclusions, among which stands out the gender. In physical education classes, witnessed this division clear, practical separation of boys and girls in school. In this paper observations of 8 physical education classes were held beyond the application of the interview with the physical education teachers of 6th grade A and B of a municipal school in Tangara da Serra - MT to analyze the pedagogical practice of physical education teacher in concerning the issue of gender in the classroom, reporting methodologies used by the teacher to work with the issue of gender in the classroom; present the vision of the teacher on the mixed bodily practices in physical education classes and describe how the relationship happens between boys and girls during physical education classes. We used primary and secondary data, and a case study. However, it is considered that mixed physical education classes are needed, but this issue must be crafted with the students, helping even respect this convivial and limitations due to gender difference.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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