Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Bermert, Elizabeth Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | BERMET, Elizabeth Ribeiro. Alfabetização de corpo inteiro: motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da motricidade na Educação Infantil e estudar sua influência do trabalho direcionado para a livre expressão no trabalho pedagógico. Pretendeu-se verificar como tais conceitos podem contribuir assertivamente no trabalho pedagógico na Educação Infantil bem como analisar as estratégias na aplicação do aprendizado de habilidades motoras grossas e finas no cotidiano escolar, para tal foi aplicado um questionário para sondagem da apropriação e direcionamento do trabalho para professores e coordenadores pedagógicos. Os principais resultados da pesquisa mostraram que a prática da Educação Física é apresenta como elemento estruturante para a formação da criança, em que a motricidade estimulada adequadamente contribui para o desenvolvimento do aluno de modo satisfatório, evidenciando que a criança aprende e desenvolve-se através do uso de material concreto e de experiências de vida, quando proporcionadas dentro de um programa de estimulação, a partir de tais pressupostos. Assim, é perceptível que o uso do jogo simbólico na construção e reconstrução de mundo é de fundamental importância para que este possa compreender o mesmo através de vivências motoras, compreendendo suas ações nas relações sociais e na aprendizagem. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Capacidade motora nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | en |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | en |
dc.title | Alfabetização de corpo inteiro : motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-02-03T11:29:23Z | - |
dc.date.available | 2015-02-03T11:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-03T11:29:23Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9559 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|