Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9556
Título: | Polímeros fotocrômicos – uma proposta de experimento de química para o ensino médio |
Autor(es): | Rocha, Ronaldo José da |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Ciências - ensino - experimentação Ciências - estudo e ensino Ensino médio Polímeros Fotocromismo |
Data de apresentação: | 2-Jul-2014 |
Data de publicação: | 2-Fev-2015 |
Referência: | ROCHA, Ronaldo José da. Polímeros fotocrômicos: uma proposta de experimento de química para o ensino médio. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A utilização de experimentos é um aspecto crítico no Ensino de Ciências. A falta de compreensão da função das aulas práticas faz com que tais atividades não sejam adotadas de forma a estimular a reflexão sobre os fenômenos observados em um experimento. Porém, novas tendências colocam o professor como um problematizador estimulando, através da proposição de temas que guardam relação com o cotidiano do aluno, a reflexão e o diálogo em sala e orientando a formação dos conceitos científicos. Existe a necessidade de temáticas que possibilitem, através da montagem de experimentos simples, uma abordagem e discussão de conceitos químicos. Diante disso, este trabalho apresenta, na forma de uma proposta didática, a realização de um experimento utilizando polímeros aditivados com substâncias capazes de responder a estímulos óticos. A temática possibilita ao professor problematizar e, partindo da observação dos fenômenos e de um processo dialógico, promover a transição para um nível de conhecimento mais abstrato. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons