Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JaquelineDosSantos.pdf644,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos da prática de futsal na agilidade de meninos de 11 a 16 anos
Autor(es): Santos, Jaqueline dos
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Prática de ensino - educação física
Futsal
Aptidão física em jovens
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 2-Fev-2015
Referência: SANTOS, Jaqueline dos. Efeitos da prática de futsal na agilidade de meninos de 11 a 16 anos. 2014. 38 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: A aula de Educação Física escolar traz como um facilitador para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Entre os esportes mais praticados no âmbito escolar o futsal é preferido pelos brasileiros, principalmente pelo sexo masculino. Sendo um ambiente adequado para se trabalhar às valências físicas, conforme as características que a modalidade necessita como a agilidade, que é considerada essencial para o mesmo. Tem fé que o futsal pode ter influencia na qualidade física de agilidade, onde a sua presença é indispensável no potencial de seus praticantes. Isto devido suas especificidades motoras, como movimentos rápidos com mudança de direção, em espaços reduzidos. A idade cronológica, a maturação e a composição corporal, vêm sendo muito indicada para fins importantes nas mudanças corporais, ou seja, associados ao desempenho motor durante a adolescência, indicando diferentes estágios maturacionais, o que podem proporcionar aqueles que estão mais adiantados ou desanimar os demais atrasados. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da prática de Futsal na agilidade em meninos de 11 a 16 anos de uma escola da rede pública de Porto Alegre do Norte-MT, durante as aulas de educação física. Para mensuração da agilidade, foi realizado o teste do Quadrado, onde a amostra foi constituída por 30 alunos, sendo 15 praticantes e 15 não praticantes de futsal. Portanto, conclui-se que a prática sistemática da modalidade futsal possibilita o incremento positivo no desempenho da valência física de agilidade entre esses indivíduos, quando comparados aos demais alunos não inseridos na prática de futsal no qual, os elementos da classificação das categorias de aptidão física deste teste, apresentaram um desempenho favorável aos alunos praticantes do desporto. Já o comparativo relacionados ao IMC (Índice de Massa Corporal), nos mostra que não interfere com a prática do desporto e muito menos com analogia ao grau de aptidão física da agilidade realizados pelos 30 alunos participantes desta pesquisa, com faixa etária de 11 à 16 anos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons