Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FabianaAndreiaCelestino.pdf767,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade e prática pedagógica em educação física para o maternal
Autor(es): Celestino, Fabiana Andréia
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Atividades lúdicas
Capacidade motora nos lactentes
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 2-Fev-2015
Referência: CELESTINO, Fabiana Andréia. Ludicidade e prática pedagógica em educação física para o maternal. 2014. 49 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema; Ludicidade e Prática Pedagógica em Educação Física para o Maternal. O objetivo geral foi averiguar a implantação dos conceitos sobre ludicidade na rotina e abordagem pedagógicas para o desenvolvimento motor, a partir das interações sociais e afetivas das crianças matriculadas na creche Lar do Menino Jesus do Município de Poxoréu - MT. Participaram desse estudo, dez professoras regentes na Educação Infantil. O trabalho de pesquisa de campo para a coleta de dados teve como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, usando os instrumentos de observação e entrevistas. Esses recursos metodológicos permitiram identificar a presença das atividades lúdicas no cotidiano escolar da instituição pesquisada. Os principais resultados obtidos mostram que as professoras envolvidas no estudo compreendem a importância do lúdico para os alunos, promovem algumas atividades lúdicas, mas ainda percebe-se que existe a necessidade de um trabalho mais coletivo, com intuito de utilizarem o lúdico, uma vez que esse é o recurso que exige dos educadores e outros envolvido na educação escolar, tempo, análise e planejamento. Diante desta percepção, é necessário repensar a postura dos educadores em sua prática educativa, uma vez que o lúdico na educação é de suma importância para a formação e indivíduos com capacidade de cooperar, e viver em grupo, participando do ensino aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons