Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9549
Título: | Ludicidade e prática pedagógica em educação física para o maternal |
Autor(es): | Celestino, Fabiana Andréia |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Atividades lúdicas Capacidade motora nos lactentes |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 2-Fev-2015 |
Referência: | CELESTINO, Fabiana Andréia. Ludicidade e prática pedagógica em educação física para o maternal. 2014. 49 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014. |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso tem como foco central a discussão em torno do tema; Ludicidade e Prática Pedagógica em Educação Física para o Maternal. O objetivo geral foi averiguar a implantação dos conceitos sobre ludicidade na rotina e abordagem pedagógicas para o desenvolvimento motor, a partir das interações sociais e afetivas das crianças matriculadas na creche Lar do Menino Jesus do Município de Poxoréu - MT. Participaram desse estudo, dez professoras regentes na Educação Infantil. O trabalho de pesquisa de campo para a coleta de dados teve como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, usando os instrumentos de observação e entrevistas. Esses recursos metodológicos permitiram identificar a presença das atividades lúdicas no cotidiano escolar da instituição pesquisada. Os principais resultados obtidos mostram que as professoras envolvidas no estudo compreendem a importância do lúdico para os alunos, promovem algumas atividades lúdicas, mas ainda percebe-se que existe a necessidade de um trabalho mais coletivo, com intuito de utilizarem o lúdico, uma vez que esse é o recurso que exige dos educadores e outros envolvido na educação escolar, tempo, análise e planejamento. Diante desta percepção, é necessário repensar a postura dos educadores em sua prática educativa, uma vez que o lúdico na educação é de suma importância para a formação e indivíduos com capacidade de cooperar, e viver em grupo, participando do ensino aprendizagem. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons