Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9532
Título: | Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física |
Autor(es): | Schwaab, Debora Regina |
Orientador(es): | Soares, José Manoel Montanha da Silveira |
Assunto: | Educação física (Ensino médio) Motivação na educação |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 30-Jan-2015 |
Referência: | SCHWAAB, Debora Regina. Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física. 2014. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar os componentes referentes à motivação extrínseca e intrínseca dos alunos nas aulas de educação física do ensino médio em uma escola estadual de Primavera do Leste - MT. Foram avaliados 30 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos que estavam cursando o 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Para investigar a motivação dos alunos foi usado o instrumento de Kobal (1996), com 32 questões no total, sendo 16 referentes à motivação intrínseca e 16 referentes à motivação extrínseca. Os dados coletados foram processados e submetidos à análise quantitativa, utilizando-se, para tal, a estatística descritiva através da média (M) e do ranking médio (RM) e, para a discussão foi qualitativa, em virtude das características do instrumento utilizado e a bibliográfica para estar comparando os resultados obtidos com outros estudos presentes na literatura na área da motivação. Os resultados apontaram que os alunos demostram motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de educação física, porém, os motivos intrínsecos foram considerados mais importantes sobre a motivação para as aulas de educação física que os motivos extrínsecos. Conclui-se que mesmo os alunos pesquisados estarem passando pela adolescência, fase de intensa mudança, tanto física, quanto emocional, a participação e interesse destes esteve elevado para com as aulas de educação física, no qual está motivação foi resultante das interações dos alunos com o ambiente em que se encontravam inseridos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons