Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9530
Título: | Jogos cooperativos como ferramenta de inclusão nas aulas de Educação Física numa turma do 8º ano do Colégio Estadual Almirante Barroso de Piritiba - Bahia |
Autor(es): | Cunha, Marco Martins |
Orientador(es): | Riehl, Osmar |
Assunto: | Educação física (Ensino fundamental) Prática de ensino - educação física |
Data de apresentação: | 3-Dez-2014 |
Data de publicação: | 30-Jan-2015 |
Referência: | CUNHA, Marco Martins. Jogos cooperativos como ferramenta de inclusão nas aulas de Educação Física numa turma do 8º ano do Colégio Estadual Almirante Barroso de Piritiba - Bahia. 2014. 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar a eficiência dos Jogos Cooperativos como uma ferramenta estratégica na inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar, frente às discussões sobre a dificuldade de obter uma participação efetiva devido às limitações físicas e emocionais dos estudantes. Ele pretende ainda auxiliar os professores no desafio de aumentar esta participação de forma satisfatória. Na metodologia aplicada utilizou-se a revisão bibliográfica dos termos pertinentes e a pesquisa de campo, realizada em um colégio da rede publica de ensino de Piritiba – BA. Participaram desta pesquisa 20 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, com idades de 12 e 16 anos. Os mesmos vivenciaram os jogos cooperativos e jogos competitivos durante 6 semanas, por meio de aulas previamente planejadas e com duração de 50 minutos cada, ocorridas uma vez por semana. É relevante ressaltar que foram dois pesquisadores que trabalham nesta escola publica, sendo uma delas a professora de Educação Física da turma citada. Como instrumentos de registro das observações e coleta de dados, foram utilizados fotos, filmagens e um pequeno questionário contendo 3 perguntas fechadas que foi aplicado ao final de cada aula e uma pergunta aberta que foi aplicado na ultima aula. Também foi oferecida aos alunos, de maneira espontânea, a oportunidade de expressar suas opiniões e impressões sobre os aspectos positivos e negativos de cada atividade apresentada. Concluiu-se que os Jogos Cooperativos representam uma maneira eficaz de incluir todos os alunos nas aulas de Educação Física, visto que a participação dos envolvidos foi 100% em todas as aulas cooperativas, e notou-se a importância da reflexão e do desenvolvimento do pensamento crítico para o sucesso das mesmas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons