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Título: Jogos cooperativos como ferramenta de inclusão nas aulas de Educação Física numa turma do 8º ano do Colégio Estadual Almirante Barroso de Piritiba - Bahia
Autor(es): Cunha, Marco Martins
Orientador(es): Riehl, Osmar
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: CUNHA, Marco Martins. Jogos cooperativos como ferramenta de inclusão nas aulas de Educação Física numa turma do 8º ano do Colégio Estadual Almirante Barroso de Piritiba - Bahia. 2014. 51 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a eficiência dos Jogos Cooperativos como uma ferramenta estratégica na inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar, frente às discussões sobre a dificuldade de obter uma participação efetiva devido às limitações físicas e emocionais dos estudantes. Ele pretende ainda auxiliar os professores no desafio de aumentar esta participação de forma satisfatória. Na metodologia aplicada utilizou-se a revisão bibliográfica dos termos pertinentes e a pesquisa de campo, realizada em um colégio da rede publica de ensino de Piritiba – BA. Participaram desta pesquisa 20 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, com idades de 12 e 16 anos. Os mesmos vivenciaram os jogos cooperativos e jogos competitivos durante 6 semanas, por meio de aulas previamente planejadas e com duração de 50 minutos cada, ocorridas uma vez por semana. É relevante ressaltar que foram dois pesquisadores que trabalham nesta escola publica, sendo uma delas a professora de Educação Física da turma citada. Como instrumentos de registro das observações e coleta de dados, foram utilizados fotos, filmagens e um pequeno questionário contendo 3 perguntas fechadas que foi aplicado ao final de cada aula e uma pergunta aberta que foi aplicado na ultima aula. Também foi oferecida aos alunos, de maneira espontânea, a oportunidade de expressar suas opiniões e impressões sobre os aspectos positivos e negativos de cada atividade apresentada. Concluiu-se que os Jogos Cooperativos representam uma maneira eficaz de incluir todos os alunos nas aulas de Educação Física, visto que a participação dos envolvidos foi 100% em todas as aulas cooperativas, e notou-se a importância da reflexão e do desenvolvimento do pensamento crítico para o sucesso das mesmas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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