Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeodowFernandesDaSilva.pdf762,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil : os desafios e possibilidades da prática lúdica para o desenvolvimento motor
Autor(es): Silva, Leodow Fernandes da
Orientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Atividades lúdicas
Brincadeiras
Educação física para crianças
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: SILVA, Leodow Fernandes da. Jogos e brincadeiras na educação infantil: os desafios e possibilidades da prática lúdica para o desenvolvimento motor. 2014. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Duas Estradas-PB, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil. Neste sentido adotou-se a pesquisa bibliográfica qualitativa e estudo de caso, para a coleta e tratamento dos resultados. Como técnica de coleta de dados foi utilizado questionário fechado, com a participação de quatro professores de Educação Infantil da Escola Municipal Ensino Fundamental João Veríssimo, localizada no Sítio Gravatá Município de Lagoa Dentro-PB. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, concluiu-se que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e aprendizado cognitivo de forma prazerosa e expressiva. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o lúdico e o toma como necessário para a aprendizagem da criança. Conclui-se que a partir da análise das repostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização dessas atividades pelos professores. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infraestrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to analyze the importance of play activities such as games and games in learning and social, affective and cognitive development of students of early childhood education. In this sense we adopted the qualitative literature review and case study for the collection and processing of the results. As data collection technique was used closed questionnaire, with the participation of four Early Childhood Education teachers of the School Education Elementary John Verissimo, located in the municipality of Lagoa Site Gravesend Inside-PB. Through the studies and research conducted, it was found that the games, the games and toys have a fundamental and significant importance in the integral development of children in early childhood education, recreational activities that develop concentration, creativity, social interactions, communication and cognitive learning enjoyable and expressive way. Due to all the data in the study can be concluded that it is important to mention that games and games in the classroom, can be considered to be privileged social activities of specific interaction and essential to ensure the interaction and construction of knowledge of reality experienced by children and constitution of the subject-producer child as a subject of history. The result of this study showed that the school values the searched playful and takes it as necessary for the child's learning. In conclusion from the analysis of the responses of the subjects, who was sharp appreciation of these activities by teachers. However, we emphasize that it is accurate understanding of the direction of such activities. It is the teacher who should lead the student and the activities to be performed. The playful enables new ways of teaching, associated with factors such as: training of professionals involved, infrastructure, one can get a quality education, able to go to the essential interests the child, because the play activities are not summations, but are part of the learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons