Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CeciliaLeiteFerreira.pdf381,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manipulação de embriões e defesa da vida : a atuação da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados durante a construção do art. 5º da atual Lei de Biossegurança
Autor(es): Ferreira, Cecília Leite
Orientador(es): Rosa, Marcelo Carvalho
Assunto: Câmara dos Deputados - Brasil
Projetos de lei
Frente Parlamentar Evangélica
Embriões - manipulação
Células-tronco humanas - pesquisas
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: FERREIRA, Cecília Leite. Manipulação de embriões e defesa da vida: a atuação da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados durante a construção do art. 5º da atual Lei de Biossegurança. 2014. 54 f. Monografia (Bacharelado em Sociologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O crescimento da participação evangélica no âmbito político a partir da redemocratização do país e da Assembleia Nacional Constituinte é visível. A partir disto é fundamental que se estude como ocorre esta participação evangélica em um espaço laico, como o Congresso Nacional. Neste sentido, este trabalho se propôs a analisar a atuação da Frente Parlamentar Evangélica, na Câmara dos Deputados, durante a construção do artigo 5º do Projeto de Lei de Biossegurança do ano de 2003. Este artigo tratava da manipulação de embriões e, assim, a frente evangélica atuou neste momento de discussão legislativa em “defesa da vida”. Propusemos-nos a analisar os pronunciamentos dos parlamentares ligados à frente evangélica, levando em conta como se realizou o processo de construção destes discursos que, é claro, explicitaram manobras para defender sua causa e para que houvesse legitimação de suas justificativas no âmbito público. A análise dos discursos neste trabalho ocorreu através de técnicas quantitativas e qualitativas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons