Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9520
Título: | A temática luta sob o ponto de vista dos alunos da Escola Municipal Cecília Meireles de São Gabriel – GO |
Autor(es): | Ornelas, Fábio Júnior Dourado |
Orientador(es): | Costa, Américo Pierangeli |
Assunto: | Educação física Lutas corporais Prática de ensino - educação física |
Data de apresentação: | 22-Dez-2014 |
Data de publicação: | 29-Jan-2015 |
Referência: | ORNELAS, Fábio Júnior Dourado. A temática luta sob o ponto de vista dos alunos da Escola Municipal Cecília Meireles de São Gabriel – GO. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014. |
Resumo: | A pedagogia esportiva tem como fundamento o estudo sistematizado dos processos educativo no ensino e aprendizagem relacionados às práticas esportivas. As lutas dentro da prática de Educação Física devem estar contextualizadas dentro da Pedagogia, mas apresentam algumas restrições, esta pesquisa pretende analisar esses desafios reflexivos no ensino das lutas corporais e as intervenções feitas no contexto educacional. Dentro dessa perspectiva a prática pedagógica tem experiências particulares levando em consideração bases norteadoras reforçadas pela convicção da importância do educador a ensinar e o que ensinar sobre lutas corporais tendo claro para si a teoria e os conteúdos a serem tratados dentro de uma metodologia paralela com as teorias nas práticas das lutas, permitindo aos sujeitos adquirirem formações e refletir sobre suas ações disciplinares, colocando-os a refletir as informações advindas dos meios midiáticos que transformam a subjetividade do individuo despreparado em formas negativas, em comportamentos indisciplinares para uma visão crítica que contribui para uma emancipação e autonomia nas interações com o meio social em que vive. Palavras-chave: Educação Física, lutas, mídia, subjetividade. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT Sport pedagogy is based on the systematic study of educational processes in teaching and learning practices related to sports. The struggles within the practice of physical education must be contextualized within the pedagogy, but have some limitations, this study aims to examine these challenges in reflective teaching physical fights and interventions in the educational context. Within this perspective the pedagogical practice has particular experience considering guiding bases reinforced by the conviction of the importance of the teacher to teach and what to teach about physical fights with itself clear to the theory and content to be covered within a parallel methodology with theories practices of struggles, allowing subjects to acquire training and reflect on their disciplinary actions, putting them to reflect the information from the media means that transform the subjectivity of the individual unprepared in negative ways, in indisciplinares behavior for a critical vision that contributes to a emancipation and autonomy in interactions with the social environment in which he lives. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons