Resumo: | A Educação Inclusiva é sem dúvida, um dos maiores desafios dos tempos atuais. Desenvolvida a apartir da década de 70, ela envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. O presente estudo pretende verificar e conhecer as concepções e atitudes dos professores de Educação Física em relação à Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física do ensino regular e o nível de capacitação dos professores para lidar com o processo de inclusão em suas aulas, buscando analisar as circunstâncias interativas que estes alunos estabelecem com os colegas e com os professores e ao mesmo tempo observar a inserção dos mesmos no contexto de uma escola de ensino regular, em que a maioria dos alunos, não apresenta nenhuma necessidade Educacional. Sendo assim, a pesquisa busca discutir sobre processo de inclusão focado em três momentos: primeiro um breve percurso histórico mostrando os diferentes tipos de inclusão; em seguida, uma breve reflexão sobre a terminologia “necessidade educativa especial”, que é a função da escola e a relação entre professor/aluno para o sucesso na aprendizagem. Por fim foi apresentada a coleta e analise de dados, através de questionários realizadas com os professores de Educação de Física e Coordenadoras Pedagógicas no ensino regular nas escolas Municipais e uma (1) Estadual no Município de Buritis - MG sobre as praticas pedagógicas e metodológicas aplicadas no processo de inclusão. Os resultados mostram que as escolas, e os professores de Educação Física não se encontram preparados para lidar com a diversidade do aluno, sobretudo com os que apresentam deficiência ou dificuldade de aprendizagem que exigem maior grau de adaptação curricular. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT Inclusive education is undoubtedly one of the biggest challenges of modern times. Developed from the 70s, which involves much more than the disabled person also involves the family, school and society. This study aims to determine and identify the concepts and attitudes of physical education teachers on the inclusion of students with special needs in regular education classes and the level of physical education teacher training to deal with the application process for the their classes, trying to analyze the interactive circumstances that these students have with their peers and teachers, observing insert them within a mainstream school where most students, shows no educational need. Thus, the research seeks to discuss the process of inclusion focused in three stages: first a brief history showing the different types of inclusion; then a brief reflection on the term “special educational needs " , which is the school function and the relationship between teacher / student for success in learning. Finally was presented the collection and analysis of data through questionnaires carried out with the teachers of Physical Education and Pedagogical Coordinator in mainstream education in local schools and one (1) State the city of Buritis - MG on the pedagogical and methodological practices applied in inclusion process. The results show that schools and physical education teachers are not prepared to deal with the diversity of the student, especially with people with disabilities or learning difficulties that require a higher degree of curricular adaptation. |