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Título: O paradoxo da democracia : a participação política dos alunos da Universidade de Brasília e a internet
Autor(es): Silva, Sérgio Barbosa dos Santos
Orientador(es): Guimarães, Débora Messenberg
Assunto: Democracia
Participação política
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Internet
Estudantes universitários
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 28-Jan-2015
Referência: SILVA, Sérgio Barbosa dos Santos. O paradoxo da democracia: a participação política dos alunos da Universidade de Brasília e a internet. 2014. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A democracia liberal enquanto sistema político hegemônico vem enfrentando um “paradoxo”, a saber: há uma falta de confiança nas instituições políticas concomitante a uma preferência pelo sistema democrático. Este trabalho procura analisar como a internet pode sugerir novas oportunidades de ativismo e novas formas de participação para a sociedade, em específico, como os alunos da Universidade de Brasília se valeram da rede virtual para alavancarem novas práticas participativas. Trata-se de um estudo que discuteos resultados de pesquisa realizada junto aos universitários da UnB, acerca de suas intensidades e qualificações da participação política, com destaque para a interpretação de suas motivações e de suas percepções acerca do pensar e fazer política no Brasil. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The liberal democracy being an hegemonic political system, is facing the "democratic paradox", namely: there is a lack of confidence in political institutions concomitant to a preference for the democratic system. This work discusseshow the internet can suggest new opportunities for activism andnew forms of participation in society, particularly, how the students of the University of Brasilia (UnB) took advantage of the internet to leverage new participatory practices. This is a study that realizes the results of research conducted with the students of UnB, about the intensity and qualifications of their political participation, especially for the interpretation of their motivations and their perceptions about thinking and doing politics in Brazil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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