Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PollianaEsmeraldaGonçalvesMachado.pdf564,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A reprodução dos padrões patriarcais na trajetória da internação socioeducativa de jovens do sexo feminino no DF
Autor(es): Machado, Polliana Esmeralda Gonçalves
Orientador(es): Almeida, Tânia Mara Campos de
Assunto: Adolescentes (Meninas)
Menor infrator
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 30-Dez-2014
Data de publicação: 28-Jan-2015
Referência: MACHADO, Polliana Esmeralda Gonçalves. A reprodução dos padrões patriarcais na trajetória da internação socioeducativa de jovens do sexo feminino no DF. 2014. 93 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta e analisa a trajetória da medida socioeducativa de internação aplicada às adolescentes do Distrito Federal (DF). Para tanto, faz uma reflexão das instituições responsáveis pela aplicação dessa medida, o Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE), a Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) e a atual Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Busca identificar o perfil das jovens e apresentar o tratamento lhes oferecido pelas unidades, apreendendo, a partir do relato das servidoras e das jovens, o recorte de gênero dado pelas unidades. O estudo possibilitou identificar o perfil das adolescentes em internação na UISM-DF, que é composto por meninas de classes baixas, negras, de baixa escolaridade e oriundas das cidades satélites consideradas mais desiguais do DF. Identificou que o tratamento oferecido pela unidade é direcionado para uma “ressocialização”, buscando enquadrar as jovens em um papel de gênero hegemônico, que, além de não considerar sua situação de classe e raça.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons