Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ArthurdeMouraDelEsposte_CarlosFilipeLimaBezerra.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cenário de decisões baseado em métricas de software : definição e implementação de cenários a partir de métricas de design e de vulnerabilidade para tomada de decisão
Autor(es): Del Esposte, Arthur de Moura
Bezerra, Carlos Filipe Lima
Orientador(es): Meirelles, Paulo Roberto Miranda
Coorientador(es): Neri, Hilmer Rodrigues
Assunto: Software - desenvolvimento
Software - segurança
Código-fonte
Cenários de decisões
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 26-Jan-2015
Referência: DEL ESPOSTE, Arthur de Moura; BEZERRA, Carlos Filipe Lima. Cenário de decisões baseado em métricas de software: definição e implementação de cenários a partir de métricas de design e de vulnerabilidade para tomada de decisão. 2014. 147 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A qualidade interna é um dos fatores de sucesso de projetos de software, pois corresponde a aspectos primordiais do software tais como manutenibilidade e segurança. Softwares com boa qualidade interna proporcionam maior produtividade uma vez que possibilitam a criação de mais testes automatizados, são mais compreensíveis, reduzem o risco de bugs e facilitam as modificações e evoluções no código. Portanto, o Engenheiro de Software é um dos responsáveis por esse sucesso, uma vez que deve reunir um conjunto de habilidades e conhecimentos que o permitam aplicar práticas, técnicas e ferramentas para a criação de softwares seguros e com bom design. Diante disso, este trabalho aborda as principais ideias e conceitos relacionados à melhoria contínua do código-fonte. Nesse sentido, nesta monografia é destacada a importância da realização de atividades contínuas relacionadas ao design e segurança ao longo de todo o projeto de software, além de discutir a importância da utilização de métricas estáticas de código-fonte para suportar a tomada de decisões, tanto em nível técnico quanto gerencial. Nesse sentido, é apresentado o conceito de Cenários de Decisões que definem uma abstração para escolha e interpretação de métricas, além da proposta de exemplos de utilização destes Cenários para medição da segurança de software. Para suportar a utilização de cenários e métricas no desenvolvimento de software, este trabalho ainda contempla a colaboração na evolução da plataforma livre de monitoramento de código-fonte chamada Mezuro e a construção de uma solução de DataWarehousing.
Abstract: The internal quality is a success factor of software projects because it corresponds to the main aspects of the software such as maintainability and security. Software with good internal quality provides more productivity since it supports the creation of more automated tests, as well as it is more understandable, reduces the risk of bugs, and makes the code changes and developments easier to be done. Therefore, the Software Engineer is a major contributor for this success since he should gather a set of skills and knowledge to apply practices, techniques, and tools for creating secure and well design software. Thus, this research covers the main ideas and concepts related to continuous improvement of source code. In this context, in this degree monograph, we highlight the importance of conducting ongoing activities related to design and security throughout the software project, as well as discuss the importance of using static source code metrics to support decision making at managerial level and technical as well. In this regard, we present the concept of Decisions Scenarios that define an abstraction for metrics choice and interpretation, as well as proposals of examples to use scenarios for measuring software security. To support the use of scenarios and metrics in software development, this work also includes a collaboration for the evolution of a source code monitoring platform called Mezuro and building a datawarehousing solution.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons