Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IsabelaFernandesFerreira.pdf614,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do conhecimento dos estudantes de 9 a 12 anos do CEF GAN da Asa Norte- DF, sobre traumatismos dentários, após atividade educativa
Outros títulos: Knowledge evaluation of 9-12 years old students of the CEF GAN Asa Norte-DF on dental injuries after educational activity
Autor(es): Ferreira, Isabela Fernandes
Orientador(es): Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas
Assunto: Avulsão dentária
Reimplante dentário
Crianças - cuidados dentários
Data de apresentação: 11-Nov-2014
Data de publicação: 26-Jan-2015
Referência: FERREIRA, Isabela Fernandes. Avaliação do conhecimento dos estudantes de 9 a 12 anos do CEF GAN da Asa Norte- DF, sobre traumatismos dentários, após atividade educativa. 2014. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O traumatismo dentário encontra-se entre os principais agravos de saúde bucal em todo o mundo, juntamente com a doença cárie e o câncer bucal. Dentre todas as lesões causadas, a avulsão dental é a mais crítica, pois se trata do deslocamento completo do dente do seu alvéolo de origem e o sucesso do tratamento mostra-se diretamente dependente de vários fatores, tais como período extra alveolar, meio de armazenamento do dente e o tipo de reimplante. A disseminação do conhecimento, entre as populações alvo, é uma das maneiras de se prevenir os traumas dentários e minimizar suas consequências. Assim, foi avaliado o conhecimento sobre avulsão e reimplante dentários de estudantes com idade entre 9 a 12 anos, por meio de um questionário. Em seguida, os estudantes participaram de uma atividade educativa (jogo da memória) sobre o tema e, após, responderam o questionário novamente. Observou-se, apartir de uma análise descritiva, que os resultados foram mais favoráveis às respostas depois da atividade educativa apresentando mais acertos (M=60,45; DP=14,92) em comparação às respostas obtidas antes da mesma (M=50,68; DP=11,06). Os resultados obtidos nesta pesquisa permitiram concluir que as atividades educativas com estudantes de 9 a 12 anos de idade são necessárias e permitem aumentar o nível de conhecimento sobre avulsão e reimplantes dentários. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Dental trauma is among the major oral health disorders worldwide, along with caries and oral cancer. Among the injuries, dental avulsion is the most critical because it is the complete removal of the tooth socket and treatment success proves directly dependent on several factors, such as extra alveolar period, tooth storage and the type of replantation. The dissemination of knowledge among the target population is one of the ways to prevent dental trauma and minimize its consequences. Therefore, we evaluated the knowledge of dental avulsion and replantation of students aged 9-12 years through a questionnaire. Then, students participated in an educational activity (memory game) about the topic, and after, they answered the questionnaire again. It was observed that the students had more correct answer (M = 60.45, SD = 14.92) after the educational activity in comparison with the first results obtained (M = 50.68, SD = 11, 06). The results obtained in this study showed that educational activities with students 9-12 years of age are required and increases the level of knowledge about dental avulsion and replantation.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons