Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianaDinizCipriani.pdf604,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clíticos, pronomes fortes, nulos e expressões lexicais no Português do Brasil : o caso da complementação
Autor(es): Cipriani, Luciana Diniz
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Clíticos
Língua portuguesa - pronomes
Expressões lexicais
Língua portuguesa
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: CIPRIANI, Luciana Diniz. Clíticos, pronomes fortes, nulos e expressões lexicais no Português do Brasil: o caso da complementação. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho pretende investigar a distribuição de clíticos, pronomes tônicos, nulos e expressões lexicais em contexto de complementação no Português Brasileiro. Para isso, foram utilizados os dados de Cardozo e Cipriani (2014) com entrevistas de estudantes de Agronomia, Letras e Medicina da Universidade de Brasília. No primeiro momento, foram investigados os aspectos motivadores para a presença ou ausência dos clíticos, bem como sua colocação. No segundo momento, foram exploradas as estratégias de retomada anafórica – por repetição, por pronome demonstrativo e pela realização nula do objeto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons