Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9471
Título: | O sagrado e o profano na obra Suassuniana |
Autor(es): | Magalhães, Vanessa Chanice |
Orientador(es): | Dalcastagnè, Regina |
Assunto: | Suassuna, Ariano, 1927 - 2014 Religião - teatro Representação religiosa |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Jan-2015 |
Referência: | MAGALHÃES, Vanessa Chanice. O sagrado e o profano na obra Suassuniana. 2014. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A presente monografia pretende investigar as representações do universo religioso no teatro de Ariano Suassuna, tendo como corpus principal as peças o Auto da Compadecida, A pena e a lei e a Farsa da boa preguiça. A seleção dessas obras se deve, além da proximidade temporal entre as produções, ao fato de compartilharem entre si a recorrente presença de entidades sobrenaturais como personagens centrais da narrativa e as distintas reinterpretações do juízo final ao longo da trama, centrada na discussão da existência humana. Com o intuito de melhor compreendermos como os campos do sagrado e do profano se manifestam em sua literatura, foram debatidas as conceituações dos teóricos Émile Durkheim e Mircea Eliade que, juntamente da análise das personagens suassunianas, permitiram que encontrássemos a provável intenção do autor presente no discurso das divindades. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons