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Título: Refrigerantes e sucos industrializados : um tema para a abordagem de química orgânica
Autor(es): Rabelo, George Arthur Alves
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Refrigerantes
Suco industrializado
Química orgânica
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: RABELO, George Arthur Alves. Refrigerantes e sucos industrializados: um tema para a abordagem de química orgânica. 2014. 72 f., il.
Resumo: A sociedade atual vive numa grande crise de alimentação. Problemas como obesidade e diabetes se tornaram verdadeiras epidemias e tanto países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos sofrem deste mal. As indústrias alimentícias fornecem muitas vezes ao consumidor, produtos de qualidade nutricional questionável e compreender melhor a real composição e benefícios dos alimentos é uma necessidade nos dias de hoje. Dentre esses produtos, os refrigerantes e sucos industrializados ganham destaque por serem consumidos em larga escala em todo o mundo e por estarem envolvidos em intensos debates a cerca de suas reais consequências na saúde humana. A Química vem como forte instrumento científico que possibilita a compreensão mais profunda da natureza dos alimentos e, especificamente, dos refrigerantes e sucos industrializados e de seus componentes. A Química Orgânica, em especial, é uma área do conhecimento interessante nessa discussão. Toda essa problemática é de grande interesse social e o professor de Química, como agente social, pode se utilizar dela como instrumento de contextualização no ensino da Ciência, ao mesmo tempo em que cumpre seu papel formador de informar, alertar e esclarecer os alunos sobre os perigos do consumo desses produtos. O presente trabalho se inicia com a abordagem da importância da contextualização no ensino de Química, assim como a Química Orgânica no Ensino Médio. Posteriormente, informações gerais a cerca de refrigerantes e sucos industrializados são expostas. Os ingredientes e tabelas nutricionais de diversas marcas de refrigerantes e sucos industrializados de laranja foram transcritos em tabelas. Os principais ingredientes presentes nessas bebidas foram analisados de um ponto de vista histórico, químico e de impactos na saúde, assim como as tabelas nutricionais. Por fim, uma atividade no ensino que engloba esses conhecimentos numa perspectiva problematizada e crítica foi proposta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014.
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