Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Moura, Hadassa de Souza Ramos Pontes | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Hadassa de Souza Ramos Pontes. A termocromia, os brinquedos e o ensino de química contextualizado. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014. | en |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais expressam em seu texto a necessidade em fazer da experimentação no ensino de Ciência uma atividade que estimule a construção de conceitos, a interação entre professores e alunos, bem como de promover a reflexão e contribuir para a realização da interface Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apesar disso, pesquisas na área educacional apontam que os alunos costumam apresentar dificuldades de relacionar os conteúdos estudados na escola, com o seu cotidiano. O documento oficial dos PCN já está vigência desde 1998, e mesmo assim, a experimentação no ensino perdura em ser conduzida erroneamente. Muitos professores deparam-se com dificuldades para realizar a interface CTS. A pesquisa na área educacional tem contribuído fortemente para auxiliar o docente no seu exercício, dentre outras formas, na sua busca constante por elementos que possam atuar como motivadores para aulas experimentais. Dentre algumas possibilidades, encontram-se brinquedos e dispositivos de uso rotineiro, como uma calculadora. No presente trabalho, buscamos explorar algumas possibilidades que envolvem o uso de brinquedos que possuem pigmentos que alteram sua coloração como elementos motivadores para o ensino de química. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Ciências - ensino - experimentação | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Brinquedos educativos | en |
dc.subject.keyword | Termocromia | en |
dc.title | A termocromia, os brinquedos e o ensino de química contextualizado | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-01-23T17:52:01Z | - |
dc.date.available | 2015-01-23T17:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-23T17:52:01Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9468 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.subject | Brinquedos | - |
dc.contributor.advisorco | Fonseca, Alexandre | - |
Aparece na Coleção: | Química
|