Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LarissaDeCastroBarreto_PedroPauloSouzaSantos.pdf431,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sem quadra esporte clube : mais que um jogo
Autor(es): Barreto, Larissa de Castro
Santos, Pedro Paulo Souza
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Futebol - inclusão social
Telereportagem
Sem quadra esporte clube (Time de futebol)
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 21-Jan-2015
Referência: BARRETO, Larissa de Castro; SANTOS, Pedro Paulo Souza. Sem quadra esporte clube: mais que um jogo. 2014. 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente memorial acompanha a telereportagem sobre a história do “Sem Quadra Esporte Clube”, equipe de futebol que disputou sem conquistar o campeonato Torneio da Paz em 2001, mas que ganhou mais que apenas um troféu. A reportagem "Sem Quadra Esporte Clube - Mais que um jogo" relata a história do time comandado por Carlos Daliga, treinador de uma escolinha de futebol em Planaltina-DF, e é um projeto experimental na modalidade Produto de Comunicação referente ao Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Este trabalho pretende não apenas fazer o registro de um fato, mas também promover a memória da formação do bairro Estância, situado na região administrativa de Planaltina, por meio de entrevistas e depoimentos de membros do Sem Quadra. A narrativa reconta uma variável da clássica história do embate entre Davi e Golias, nesse caso, o vencedor não foi apenas aquela equipe que subiu ao lugar mais alto do pódio, mas também os garotos do "Sem Quadra Esporte Clube". Sem estrutura, a equipe disputou competição de futebol, e mesmo atuando sem ter treinado com a devida estrutura, alcançou o segundo lugar da competição. A telerreportagem contou com a colaboração do Programa de Extensão de Ação Contínua Comunicação Comunitária da UnB e do apoio na produção de Carlos Daliga. A partir da reportagem constata-se que o futebol, assim como outros esportes, tem o poder de inclusão social, especialmente para o público infanto-juvenil.
Resumén: El presente memorial habla acerca del grande reportaje a respecto de la historia del "Sin Quadra Deporte Club", equipo de fútbol que perdió el campeonato, pero he ganado mucho más que un trofeo. El reportaje "Sin Quadra Deporte Club- Más que un juego" habla a respecto de una historia del equipo dirigido por el técnico Carlos Daliga, el entrenador de una pequeña escuela de fútbol en la ciudad Planaltina, en el Distrito Federal y és un projecto experimental en la modalidad Producto de comunicación en relación con la finalización del carrera en la Escuela de Comunicación en la Universidad de Brasília. Este trabajo tiene como objetivo solo dar alta de un ocurrido, pero también promover la memoria de la formación del barrio Estância, que se ubica en la región administrativa de Planaltina y a través de entrevistas y testimonios del Sin Quadra. La narrativa hace una nueva alta de la clásica historia del embate de Davi y Golias, donde en este caso, el ganador no fue solo el equipo que he aumentado en el sítio más alto del podio, pero también los chicos del "Sin Quadra Deporte Club". Sin estructura, el equipo he disputado la competición de fútbol en Planaltina, el Torneo de la Paz, y mismo jugando sen tener practicado con la debida estructura, logró el según sitio de la competición. El reportaje he tenido la ayuda y colaboración del Programa de Extensión de Acción de la comunicación comunitaria en la UnB y del apoyo en la producción del Carlos Daliga. Del informe se desprende que el fútbol, así como en los otros deportes, hay el poder de inclusión social, en especial para el público joven.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons