Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KarlaCordeiroRosaDaSilva.pdf630,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As histórias em quadrinhos como instrumento da comunicação organizacional
Autor(es): Silva, Karla Cordeiro Rosa da
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Comunicação organizacional
Histórias em quadrinhos
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 19-Jan-2015
Referência: SILVA, Karla Cordeiro Rosa da. As histórias em quadrinhos como instrumento da comunicação organizacional. 2014 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) )—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa busca apontar novas possibilidades para a comunicação organizacional através da análise da história e da linguagem dos quadrinhos. O objetivo deste trabalho é pensar, em um primeiro momento, como os quadrinhos se reinventaram ao longo da história e utilizar essa versatilidade em aplicações organizacionais, para em um segundo momento se pensar nos elementos que formam a linguagem dos quadrinhos e como se poderia aplicar essa linguagem nos produtos comunicacionais das empresas, seja no ambiente interno ou externo. A metodologia consistiu em análise bibliográfica. O trabalho divide-se em cinco parte: na primeira se traz embasamentos sobre a indústria cultural e comunicação de massa, o marco inicial dos quadrinhos e uma parte histórica com as principais mudanças dos quadrinhos ao longo dos anos já fazendo um paralelo com algumas convergências da comunicação organizacional; na segunda são analisados os elementos que constituem a linguagem dos quadrinhos, na terceira parte se traz a construção da linguagem dos quadrinhos, na quarta a comunicação organizacional juntamente com seus intrumentos e linguagem é conceituada e traça-se um paralelo mais consistente entre os temas; na última parte é trazido um exemplo de como a linguagem dos foi quadrinhos foi utilizada no whatsapp e quais são as contribuições desse caso em vista de tudo o que foi estudado anteriormente.
Abstract: This research seeks to identify new possibilities for organizational communication by analyzing the history and language of comics. The objective of this work is to think, at first, as the comics have reinvented throughout history and use that versatility in organizational applications, for in a second time thinking about the elements that make up the language of comics and how they could apply this language in communication products companies, either in the internal or external environment. The methodology consisted of literature review. The work is divided into five part: the first is brought emplacements on the culture industry and mass communication, the starting point of comics and a historic part with the main changes of comics over the years already making a parallel with some convergence of organizational communication; the second analyzes the elements of the language of comics, in the third part brings the construction of the language of comics, in the fourth organizational communication with their instruments and language is conceptualized and draw a more consistent parallel between the themes; in the latter part is brought an example of how the language of comics was was used in whatsapp and what are the contributions of this case in view of all that has been previously studied.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons