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Título: A questão etnicorracial no curso do de música da Universidade De Brasília : uma análise da aplicação da lei 10.639/2003
Autor(es): Pinheiro, Hamilton
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Relações étnico-raciais
Música - questões étnico-raciais
Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003
Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 15-Jan-2015
Referência: PINHEIRO, Hamilton. A questão etnicorracial no curso de música da Universidade De Brasília: uma análise da aplicação da lei 10.639/2003. 2014. 44. [3] f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho procura analisar como o Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília aborda a questão etnicorracial brasileira. Tem por objetivos específicos verificar a importância da disciplina Educação das Relações Etnicorraciais para a preparação do/da futuro/a professor/a de música e verificar como os cursos de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília, presencial noturno e a distância, abordam a Lei 10.639/2003 em seus Projetos Políticos Pedagógicos. Para isso, faço uma análise crítica da Lei 10.639/2003 e seus documentos complementares, da literatura que trata das questões etnicorraciais brasileiras e dos documentos oficiais dos cursos pesquisados. Como resultados, aponto a necessidade da inclusão da disciplina Educação das Relações Etnicorraciais como componente obrigatório desses cursos, fundamental para a preparação do/da futuro/a professor/a para enfrentar as questões etnicorraciais em sala de aula, e a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, para melhor atender as diretrizes que o Parecer CNE/CP 003/2004 requer para a efetiva aplicação da lei. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work presents an analysis of how the undergraduate degree program in Music Education of the Universidade de Brasília (UnB) approaches the Brazilian racial problem. Its specific purposes are verify the importance of the subject Educação das Relações Etnicorraciais (education of the racial relations, in a free translation) for the preparation of the future music teachers and verify how both UnB music education programs (proximate learning and distance learning) enforces the Brazilian law No. 10.639/2003. These goals were achieved by means of a critical analysis of the law No. 10.639/2003 and its supplementary documents, the Brazilian racial issues literature and the official university documents of the programs. Based on such survey, I propose the offering of the course Educação das Relações Etnicorraciais as a mandatory and therefore fundamental for preparing the future music teachers to manage the racial issues in classroom, and also a review of the official documents to best fit the document Parecer CNE/CP 003/2004 guidelines.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
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