Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9368
| Título: | Contribuições de Marie Curie para a ciência e a formação científica de jovens |
| Autor(es): | Martins, Adma Sarah Boiba |
| Orientador(es): | Silva, Roberto Ribeiro da |
| Assunto: | Curie, Marie, 1867-1934 Ciência - história Experimentação Química - estudo e ensino |
| Data de apresentação: | 2-Jul-2014 |
| Data de publicação: | 15-Jan-2015 |
| Referência: | MARTINS, Adma Sarah Boiba. Contribuições de Marie Curi para a ciência e a formação científica de jovens. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
| Resumo: | Por muito tempo, o ensino de Ciências tem se mostrado insatisfatório e apresentado diversos problemas. Consequentemente, a aprendizagem destas disciplinas também tem apresentado baixos resultados. Na tentativa de solucionar estes problemas, vários teóricos têm apresentado propostas para tornar o ensino de Química mais eficiente. Além de acreditarmos que a associação do conhecimento químico com a vida cotidiana facilita o ensino de Ciências, defendemos duas estratégias para possibilitar a superação desta crise: o uso da História da Ciência e a experimentação. No século XIX, Marie Curie já usava destas estratégias em suas aulas quando formou uma cooperativa de ensino com outros amigos cientistas e professores, para ensinarem Ciências para seus filhos. Neste trabalho, apresentamos, analisamos e discutimos algumas aulas que foram descritas por uma de suas alunas no livro “Aulas de Marie Curie” e selecionamos alguns deles para realizarmos com alguns alunos e verificarmos se esta estratégia realmente se mostra eficiente. |
| Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014. |
| Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons