Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9367
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaLuizaRosaDaSilvaBatista.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunicação e protagonismo organizacional : Interfaces do simbólico nas organizações
Autor(es): Batista, Maria Luíza Rosa Da Silva
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Comunicação organizacional
Protagonismo organizacional
Sistemas simbólicos de poder
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 14-Jan-2015
Referência: BATISTA, Maria Luíza Rosa Da Silva. Comunicação e protagonismo organizacional: Interfaces do simbólico nas organizações. 2014. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho busca elucidar o papel central das organizações na constituição do espaço social. Tal premissa é adotada tendo em vista que em torno das mesmas estabelece-se a dimensão constitutiva do corpo social: o trabalho. Partindo da ideia de que este não trata apenas de uma relação de produção stricto sensu, pelo contrário, as relações de trabalho são constituídas por sistemas simbólicos de poder, chamamos atenção à crescente importância da comunicação na estruturação das organizações. Sendo assim, pergunta-se pelos desdobramentos deste momento em que passam a ser adotadas, como novas estratégias dos sistemas simbólicos de poder, presente nas organizações, o amplo investimento em torno do bem estar dos indivíduos como modo de reforçar o vínculo com as organizações. Como a Comunicação está presente neste processo? Quais os desdobramentos das novas formas de atuação das organizações que passam a investir fortemente na subjetividade de seus trabalhadores? Como hipótese, sugerimos o aparecimento da ideia de protagonismo organizacional. Para tentar compreender este fenômeno, elegemos como estudo de caso o Laboratório Sabin, reconhecido como uma das empresas brasileiras mais bem avaliadas, do ponto de vista do investimento no trabalhador. Como metodologia, procurou-se trabalhar tanto com a revisão bibliográfica de autores reconhecidos sobre os temas - trabalho, comunicação e relações simbólicas – assim como com a realização de entrevistas em profundidade.
Abstract: This paper seeks to elucidate the central role of organizations in the social constitution of space. This assumption is adopted considering that around them down to constitutive dimension of social body: work. Starting from the idea that this is not just a relationship of production stricto sensu, by contrast, labor relations are constituted by symbolic systems of power, we call attention to the increasing importance of communication in the structuring of organizations. So the question is consequences of this moment become adopted as new strategies of symbolic systems of power, present in organizations, extensive investment around the well-being of individuals as a way to strengthen the bond with the organizations. How Communication is present in this process? What are the consequences of new forms of performance organizations are investing heavily in the subjectivities of its workers? As a hypothesis, we suggest the emergence of the idea of organizational leadership. To try to understand this phenomenon, we have chosen as a case study of the Sabin Laboratory, recognized as one of the best Brazilian companies evaluated from the point of view of investment in worker. As methodology, we tried to work with both the literature review recognized authors on the themes - work, communication and symbolic relationships - as well as conducting in-depth interviews.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons