Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9355
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BeatrizAiresFernandesCunha.pdf415,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quae Sunt Alexandri, Alexandro : versões para a morte de Alexandre Magno e a disputa inicial pela sucessão na Babilôna em 323 a.c.
Autor(es): Cunha, Beatriz Aires Fernandes
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: Magno, Alexandre, 356 a.C. - 323 a.C
Diádocos
Império macedônio
Monarquia
Data de apresentação: 12-Dez-2014
Data de publicação: 14-Jan-2015
Referência: CUNHA, Beatriz Aires Fernandes. Quae Sunt Alexandri, Alexandro: versões para a morte de Alexandre Magno e a disputa inicial pela sucessão na Babilôna em 323 a.c. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A morte de Alexandre Magno desencadeou uma implosão das antigas estruturas do império macedônio. Desde seus últimos anos de vida, seu reinado vinha apresentando sinais de desgaste diante dos conflitos internos e externos que se desenvolveram nesse período. Por sua vez, as fontes nos mostram que, para além do cenário hostil que Alexandre fizera crescer ao seu redor, há ainda fortes indícios de propaganda com relação ao seu falecimento e às políticas entre os Diádocos. Em meio a tentativas de elucidar os acontecimentos em junho de 323 a.C. na Babilônia de forma plausível, surgem aspectos importantes a serem trabalhados. A política de desconfiança construída pelos generais de Alexandre, a sua diplomacia incerta, o uso da figura de Alexandre para atender a aspirações monárquicas durante as contendas sucessórias e a impraticabilidade da unidade do império são alguns dos aspectos que esta pesquisa pretender elucidar.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons