Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9354
Título: | Representações do racismo no imaginário de estudantes de escolas do DF |
Autor(es): | Jacinto, Giovanna Pires |
Orientador(es): | Silva, Edlene Oliveira |
Assunto: | Racismo Preconceitos e antipatias Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 Escolas - racismo Estudantes - racismo |
Data de apresentação: | 10-Dez-2014 |
Data de publicação: | 14-Jan-2015 |
Referência: | JACINTO, Giovanna Pires. Representações do racismo no imaginário de estudantes de escolas do DF. 2014. 47 f. Monografia (Bacharelado e licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho analisa as representações do racismo presentes no imaginário dos estudantes do sétimo ano do ensino fundamental do Centro de Ensino Fundamental Polivalente da Asa Sul em Brasília/DF por meio das respostas dadas a um questionário aplicado durante a realização do Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em História da Universidade de Brasília. O objetivo principal da pesquisa foi discutir, através das respostas dos alunos, o que os estudantes entendem por racismo e, se já sofreram racismo, em que ambiente isso ocorreu e como lidaram com a situação. A investigação é do tipo qualitativa e o questionário foi aplicado para 28 alunos. Diante dos resultados, no geral, evidenciamos que os estudantes admitiram a existência de racismo no Brasil. No entanto, em algumas justificativas dos alunos sobre práticas racistas identificamos uma ideia distorcida do que seja racismo. As falas dos estudantes demonstram ainda que o racismo persiste na escola e na sociedade apesar da Lei 10.639/03, do Dia da Consciência Negra, das políticas públicas de ações afirmativas, e de esforços de muitos educadores no DF para combater representações e práticas racistas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2014. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons