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Título: O acompanhamento e monitoramento de políticos por estudantes de Comunicação Organizacional da UnB por meio de páginas na internet do Congresso Nacional
Autor(es): Alves, Luciana Amaral Teixeira
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Políticos
Brasil. Congresso Nacional
Usabilidade
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 13-Jan-2015
Referência: ALVES, Luciana Amaral Teixeira. O acompanhamento e monitoramento de políticos por estudantes de Comunicação Organizacional da UnB por meio de páginas na internet do Congresso Nacional. 2014. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho, na forma de uma monografia, busca saber se os alunos de Comunicação Organizacional da UnB acompanham e monitoram políticos por meio de páginas na internet do Congresso Nacional. Primeiramente, o leitor é situado nas teorias e nos contextos que permeiam os tópicos envolvidos, como a era em rede e a auto comunicação (CASTELLS, 2013) em massa, além de breves descrições da relação entre mídia e política no Brasil e dos sites do Congresso. Depois, é convidado à análise de uma pesquisa de opinião realizada pela autora com os estudantes no mês de novembro de 2014 na tentativa de entender melhor a questão explicitada acima. Os resultados apresentados, entrelaçados às teorias vistas, demonstram que os universitários preferem se engajar politicamente por meio de sites de redes sociais, preterindo veículos de comunicação pública tradicionais e fontes oficiais. Para os alunos de Comunicação Organizacional que acompanham os sites do Congresso, eles ainda são de difícil navegabilidade e usabilidade, com pouca interação aparente, apesar de já terem melhorado muito ao longo dos últimos anos. Ainda, para os estudantes, a principal função dessas páginas é mostrar o trabalho coletivo das Casas Legislativas e não focar tanto nos políticos em si. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper intends to know if students of the Organizational Communication course at University of Brasília check and keep records of politicians using the Brazilian National Congress` web pages on the internet. At first, readers shall be located within the theories and contexts about the objects involved, such as networked media and mass self-communication (CASTELLS, 2013), besides short explanations about the relationship between media and Politics in Brazil and how are the National Congress` websites. Afterwards the reader will be presented with the analysis of an opinion poll conducted in November 2014 by the author with these students to understand the article`s main question. The results, intertwined with the theories shown, demonstrate that they prefer to be politically engaged by using social media at the expense of traditional public press and official communications. In the point of view of the students who use the Congress` websites, the web pages are still difficult to navigate and use, with small possibilities of interaction, although they have improved a lot in the past few years. The poll also shows that the students believe that the websites` main goal should be the publication of the Congress work as a whole and not focus too much on the politicians.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
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