Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielRibeiroMartins.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento e perspectivas da comunicação organizacional no Brasil : uma análise da identidade teórica do curso de graduação da FAC/UnB
Autor(es): Martins, Gabriel Ribeiro
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Mudança social
Comunicação organizacional
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 13-Jan-2015
Referência: MARTINS, Gabriel Ribeiro. Desenvolvimento e perspectivas da comunicação organizacional no Brasil: uma análise da identidade teórica do curso de graduação da FAC/UnB. 2014. 117 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília surge com a proposta de oferecer uma nova área de formação. O curso aparece como principal objeto deste trabalho, no qual o autor busca, por meio de pesquisa bibliográfica e análise empírica, discutir quais os marcos identitários da habilitação, de que forma eles dialogam com o pensamento hegemônico nacional e internacional, e quais perspectivas surgem desta comparação. No primeiro momento, retoma-se um histórico de mudanças sociais causados pela globalização e pelo advento da internet, fato este que coloca a Comunicação em um papel de destaque na sociedade, da mesma forma que as organizações. Em seguida, a produção científica nacional do campo é analisada e discute-se suas congruências com as escolas internacionais, identificando modelos e semelhanças. O curso da FAC/UnB é investigado detalhadamente no terceiro capítulo, identificando seus marcos identitários. Dessa forma, ao final, retomando as questões que surgiram durante o trabalho, é possível apontar algumas perspectivas possíveis para o futuro da área de Comunicação Organizacional no Brasil, especialmente para o curso de graduação da FAC/UnB. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The undergraduate degree in Social Communication – Organizational Communication from the Faculdade de Comunicação at the Universidade de Brasília comes with a proposal to offer a new formation area. The course appears as the main object of this work, in which the author seeks, by means of literature and empirical analysis, identify the main milestones of the graduation, how they dialogue with national and international hegemonic thinking, and perspectives which arise from this comparison. First, makes up a historic social changes caused by globalization and the advent of the Internet, a fact that puts Communication in a prominent role in society, just as the organizations. Then the national scientific production is analyzed and its congruence with international schools is discussed, identifying similarities and models. The course of FAC/UnB is investigated in detail in the third chapter, identifying their identity milestones. Thus, at the end, some possible perspectives for the future of the Organizational Communication in Brazil, especialy for the undergraduate course of FAC/UnB are pointed.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons