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Título: Os vínculos afetivos entre professores e gestores na prática docente do ensino fundamental da escola Nossa Senhora de Fátima
Autor(es): Sousa, Adriana Alves de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Escolas - laços afetivos
Professores - prática profissional
Subjetividade - ser e agir
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 12-Jan-2015
Referência: SOUSA, Adriana Alves de. Os vínculos afetivos entre professores e gestores na prática docente do ensino fundamental da escola Nossa Senhora de Fátima. 2014. 45 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho em questão teve como objetivo verificar a influência dos vínculos afetivos entre professores e gestores na prática docente do ensino fundamental da escola Nossa Senhora de Fátima em Planaltina DF. O foco da pesquisa está na subjetividade e a principal teoria que embasa este trabalho é a Teoria Psicanalítica, fundamentada por Sigmund Freud. Neste trabalho abordamos conceitos sobre afeto, vínculos afetivos e sofrimento psíquico envolvendo professores e gestores. Realizamos uma pesquisa qualitativa com professores através de um questionário onde verificamos que os vínculos afetivos encontram-se degradados, ocasionando sofrimento psíquico nos professores e influenciam a prática docente e também a saúde do professor. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The work in question aimed to verify the influence of the affective bonds between teachers and administrators in the teaching practice of primary School our Lady of Fatima in Planaltina DF. The research focus is on subjectivity and the main theory that underpins this work is the Psychoanalytic Theory, founded by Sigmund Freud. This paper deals with concepts of affection, emotional ties and psychological distress involving teachers and managers. We conducted a qualitative survey of teachers using a questionnaire where it was found that emotional bonds are degraded, causing psychological distress influence on teachers and teaching practice and also the health of the teacher.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
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