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https://bdm.unb.br/handle/10483/9332
Título: | Subjetividade e complexidade : os laços afetivos - a importância da alteridade no ambiente escolar |
Autor(es): | Santos, Leia Ferreira dos |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Laços afetivos Gestor escolar Gestão pedagógica Gestão institucional |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 12-Jan-2015 |
Referência: | SANTOS, Leia Ferreira dos. Subjetividade e complexidade: os laços afetivos - a importância da alteridade no ambiente escolar. 2014. 49 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho aborda a importância da alteridade no ambiente escolar, ou seja, de que forma as ações desenvolvidas pelo sujeito-gestor propiciam o engajamento dos sujeitos-docente no trabalho coletivo desenvolvido no ambiente escolar. Foi utilizado o referencial psicanalítico para o embasamento teórico, bem como, a aplicação de um questionário para a coleta de dados pertinentes à pesquisa. Reflete, também, sobre a relevância do sujeito-gestor na superação dos narcisismos das pequenas diferenças. E conclui-se que o afeto e as emoções são inerentes aos seres humanos, e gerenciar uma instituição de ensino não é uma tarefa fácil, mas o sujeito-gestor deve respeitar as subjetividades da equipe docente e imprimir sua singularidade na gestão da instituição. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
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