Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeiaFerreiraDosSantos.pdf480,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Subjetividade e complexidade : os laços afetivos - a importância da alteridade no ambiente escolar
Autor(es): Santos, Leia Ferreira dos
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laços afetivos
Gestor escolar
Gestão pedagógica
Gestão institucional
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 12-Jan-2015
Referência: SANTOS, Leia Ferreira dos. Subjetividade e complexidade: os laços afetivos - a importância da alteridade no ambiente escolar. 2014. 49 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho aborda a importância da alteridade no ambiente escolar, ou seja, de que forma as ações desenvolvidas pelo sujeito-gestor propiciam o engajamento dos sujeitos-docente no trabalho coletivo desenvolvido no ambiente escolar. Foi utilizado o referencial psicanalítico para o embasamento teórico, bem como, a aplicação de um questionário para a coleta de dados pertinentes à pesquisa. Reflete, também, sobre a relevância do sujeito-gestor na superação dos narcisismos das pequenas diferenças. E conclui-se que o afeto e as emoções são inerentes aos seres humanos, e gerenciar uma instituição de ensino não é uma tarefa fácil, mas o sujeito-gestor deve respeitar as subjetividades da equipe docente e imprimir sua singularidade na gestão da instituição.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons