Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Pedro Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Souza, Hadamo Fernandes de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Hadamo Fernandes de. A formação docente para as tecnologias da informação e comunicação. 2014. 53 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | A formação do professor para atuar com práticas inovadoras é fundamental para que a inclusão educacional seja realizada com êxito. Os avanços tecnológicos trazem uma nova perspectiva metodológica, exigindo do professor uma reflexão sobre a sua prática, sobre a metodologia e a utilização dos recursos computacionais com competência. Para o professor constitui um desafio fundamentar sua prática nos novos paradigmas educacionais propostos para o século XXI, entendendo que a formação continuada deve fazer parte da sua rotina de estudos. A formação continuada é urgência necessária no cotidiano do professor consciente da necessidade de ser atuante e participativo nesse novo momento. A tecnologia já faz parte do cotidiano dos alunos, seja na escola, nos lares e no mercado de trabalho. Portanto, cursos que venham contribuir para dinamizar a prática do professor no processo de ensino, farão significativas diferenças, trazendo contribuições para todas as disciplinas. A pesquisa tentou responder ao seguinte problema: Estão devidamente preparados os professores do Centro Educacional Público Y para implementação das TIC em suas respectivas práticas pedagógicas? O principal objetivo foi compreender como os docentes da instituição utilizam as TIC em suas práticas pedagógicas. A análise teve uma abordagem qualitativa, tendo em vista que não se prendeu somente aos dados quantitativos. Dentre os principais resultados nota-se que o professor deve mudar sua postura, porém, existe a necessidade de criar políticas públicas de formação continuada nas coordenações pedagógicas. O estado possui o dever de propiciar as condições para que os docentes consigam melhorar suas práticas pedagógicas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Professores - uso das tecnologias | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.title | A formação docente para as tecnologias da informação e comunicação | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T14:01:47Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T14:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-08T14:01:47Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9327 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|