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Título: Rocksmith 2014 : jogos interativos como recursos de ensino e aprendizagem musical
Autor(es): Silva, Hudson Couto e
Orientador(es): Cordeiro, Alessandro Borges
Assunto: Música - instrução e estudo
Jogos eletrônicos
Ensino à distância
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 7-Jan-2015
Referência: SILVA, Hudson Couto e. Rocksmith 2014: jogos interativos como recursos de ensino e aprendizagem musical. 2014. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo expor e analisar os recursos de ensino e aprendizagem musical disponíveis no jogo eletrônico Rocksmith 2014, tendo e vista a problemática da carência de sistematização acerca do uso desta ferramenta e de jogos eletrônicos, em geral, na Educação Musical. Aspectos gerais e marcos teóricos históricos sobre Educação a Distância e jogos eletrônicos foram abordados e utilizados como parâmetros para a análise do programa objeto deste trabalho. Após a contextualização de referências bibliográficas, foi feita uma análise sobre a origem e mecânicas do jogo em questão. A metodologia de pesquisa aqui empregada consistiu em entrevistas estruturadas com professores da Universidade de Brasília, como forma de colher suas impressões e depoimentos. Ao final, uma análise dos dados coletados, em conjunto com a bibliografia apresentada, permitiu concluir-se acerca da potencialidade da aplicação do jogo em ambientes formais e informais de aprendizagem musical, evidenciando-se uma perspectiva menos ortodoxa de se pensar em educação musical, e potencialmente exemplificando uma de diversas ferramentas disponíveis aos profissionais do ensino musical para enriquecer e complementar suas aulas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Course Completion Essay aims to expose and analyze the resources for teaching and learning music available in the electronic game Rocksmith 2014. General aspects of Distance Education and electronic games will be discussed and used as parameters for the analysis of the object of this work. The research method used here consisted of structured interviews with professors from the University of Brasilia and students of varying levels of musical knowledge, as a way of collecting impressions and assorted testimonials. At the end, an analysis of the collected data, together with the literature presented, allowed to conclude on the feasibility of applying the game in formal and informal musical learning environments, highlighting an unorthodox perspective of thinking about music education, and potentially exemplifying one of several tools available to music education professionals to enrich and complement their classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
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