Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marli Dias | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marli Dias. A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos. 2014. 54 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. | en |
dc.description.abstract | Há décadas estudiosos buscam desvendar a influência de líderes e como pessoas podem ser motivadas a apresentarem resultados em trabalhos e atividades em grupo quando orientadas por um líder. O presente trabalho é uma pesquisa sobre os tipos de liderança praticados em uma escola da periferia de Brasília-DF, na cidade de Planaltina, com aproximadamente 2000 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa trata dos estilos de liderança seus principais teóricos e também relaciona o resultado dos alunos com os estilos de lideranças praticados pelos professores, destaca ainda, o papel do gestor no sentido de reavaliar e refletir sua atuação a partir dos resultados alcançados na pesquisa acerca das lideranças presentes no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento de coleta um questionário e ainda dados dos boletins escolares dos alunos. A relação dos tipos de liderança dos docentes e o rendimento dos alunos foram correlacionados para verificação de resultados. Como resultado, obtive que os líderes sejam eles gestores ou professores podem efetivamente colaborar mais efetivamente para melhoria do trabalho educativo. Por outras palavras, a aprendizagem dos alunos está dependente do trabalho dos docentes que, por sua vez, é condicionado pelas suas motivações, competências e contexto de trabalho. Dependendo da realidade vivenciada pelos estudantes a influência exercida pelo professor pode direcionar a postura dos alunos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Gestor escolar | en |
dc.subject.keyword | Educação e rendimento escolar | en |
dc.subject.keyword | Liderança escolar | en |
dc.title | A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T18:08:28Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T18:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-06T18:08:28Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9303 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
|