Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Matheus Cubel Queiroz | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Matheus Cubel Queiroz. Análise do Brasil profissionalizado: o repasse de recursos para o aumento de vagas na educação profissional e tecnológica. 2014. 66 f., il. Monografia (Residência em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014 | en |
dc.description.abstract | Entre as razões do Brasil Profissionalizado (Brasil-Pro), a opção pelo apoio à oferta de educação profissional técnica integrado ao ensino médio surge, principalmente, pela falta de profissionais com qualificação técnica em diversas áreas no contexto socioeconômico brasileiro. O programa atende ao planejamento governamental proposto pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), bem como possui consolidação jurídica em seu decreto normativo e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com ressalva a uma seção especificamente dedicada à articulação entre a educação profissional e o ensino médio, denominada “Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”. Também possui orçamento direcionado para a melhoria da qualidade do ensino médio integrado e ampliação de sua oferta nos sistemas de ensino estaduais por meio de repasses da União às Unidades Federativas. Assim, o Brasil-Pro visa estimular o ensino médio integrado à educação profissional, considerando a realidade dos arranjos produtivos e das vocações sociais, culturais e econômicas locais e regionais, por meio da prestação de assistência financeira e técnica para construção, ampliação, modernização e adequação de espaço físico; estruturação de laboratórios de física, química, biologia, matemática, informática e os recomendados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos; aquisição de acervo bibliográfico; material de consumo e formação de docentes, gestores e pessoal técnico-administrativo. No entanto, é necessária uma ação política concreta de explicitação das diretrizes expostas no texto normativo, bem como de renovação na forma de mensuração destas, para aperfeiçoar as organizações e sistemas de gestão que operam no planejamento tático do programa. Um dos motivos para a realização desta pesquisa foi a atenção política dada ao assunto nos anos recentes, desde os ideais de Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, e outros amantes da educação integrada, executável e acessível, pela percepção das raízes dos problemas sociais brasileiros advêm da aplicação de uma má educação, com princípios segregativos e função alienante. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os recursos financeiros consignados ao programa Brasil-Pro utilizados de forma a garantir a ampliação do quantitativo de vagas ofertado para os cursos técnicos profissionalizantes integrados à rede de ensino médio pública do país. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Programa Brasil-Pro | en |
dc.subject.keyword | Curso profissionalizante | en |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | en |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | en |
dc.title | Análise do Brasil profissionalizado : o repasse de recursos para o aumento de vagas na educação profissional e tecnológica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T17:24:58Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T17:24:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-06T17:24:58Z | - |
dc.date.submitted | 2014-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/9292 | - |
dc.language.iso | Português | en |
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